Tomada de posse Direção 2023-2027

No dia 21 de novembro, o Professor Doutor Pedro Neto tomou posse, naquele que será o seu segundo mandato como Diretor da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do Politécnico de Setúbal. Tomaram posse, também, as subdiretoras, Professora Doutora Sónia Santos e Professora Doutora Telma Guerra Santos, que o acompanharão durante os próximos 4 anos. A cerimónia, que decorreu no auditório da ESTBarreiro/IPS, contou com a presença de estudantes e trabalhadores da Escola, bem como de várias entidades, desigandamente autarquias, escolas e agrupamentos de escolas, empresas, organizações não governamentais e, em geral, representantes de sectores sociais e de entidades parceiras.

O Diretor eleito confessou que a decisão de voltar a assumir o rumo da Escola foi ponderada até bem perto da data de apresentação da candidatura e que considerou como fator essencial a motivação de acrescentar valor ao trabalho feito até ao momento.

Durante o seu discurso, os parceiros foram citados, enaltecendo o seu contributo absolutamente fundamental para o caminho que a ESTBarreiro/IPS tem construído e pretende continuar a construir; um caminho de criação de valor para a sociedade, valorizando as pessoas, e onde os estudantes ocupam um lugar central.

"Todos os objetivos conduzem aos estudantes, aos futuros diplomados, num espaço de trabalho e aprendizagem saudável numa instituição enraizada na comunidade, da comunidade para a comunidade, onde se cultiva o Ser!".

O discurso destacou, também, o papel dos docentes e não docentes, que dando diariamente o seu melhor contributo, elevam o padrão e fazem desta Escola o que ela de facto é:

"Desde o seu primeiro dia que a ESTBarreiro/IPS se tem caracterizado e distinguido por apresentar uma cultura de proximidade entre trabalhadores, estudantes e diplomados. Para se alcançar resultados de excelência, é necessário proporcionar, também, um ambiente de ensino/aprendizagem de qualidade superior, o que é conseguido pelos seus trabalhadores competentes, empenhados e afáveis, que no dia a dia entregam dedicação e entusiasmo para proveito de todos, para proveito da ESTBarreiro/IPS.".

É sempre relevante sublinhar que, numa Instituição de Ensino Superior, em última instância, o indicador que mede o sucesso dos esforços agregados de toda a comunidade interna e externa, é a empregabilidade; e nesse ponto os resultados falam por si:

a procura por diplomados e finalistas da ESTBarreiro/IPS pelo meio empresarial, tem como consequência uma taxa de empregabilidade muito perto dos 100%”.

O Diretor Pedro Neto, fechou o seu discurso sublinhando a importância de todos, sem exceção, inspirando a continuação do percurso:

"Todos são importantes! Para mim, não há invisíveis. (...) A ESTB precisa de todos! Todos são importantes”.

O discurso completo está disponível aqui