Eleições | Já são conhecidos os resultados

Já são conhecidos todos os resultados das eleições para Presidente dos Departamentos de Engenharia Civil, Engenharia Química e Biológica e de Matemática e Informática, para o biénio 2024-2025.

Para os cargos foram reeleitos o Professor Doutor João Vinagre, a Professora Doutora Susana Piçarra e a Professora Doutora Anabela Marques, respetivamente.

O Professor João Vinagre é docente do Ensino Superior desde 1984, foi diretor da ESTBarreiro/IPS, entre 1999 e 2010, tendo assumido também a presidência do Conselho Científico, do Conselho Pedagógico e do Conselho Técnico-Científico da ESTBarreiro/IPS. Foi Pró-Presidente e Vice-Presidente do IPS, membro das Assembleias Estatutárias do IPS e da ESTBarreiro/IPS e presentemente é membro do Conselho Geral do IPS e do Conselho de Representantes da ESTBarreiro/IPS.

Na sua formação académica inclui a Licenciatura em Engenharia Civil, o Mestrado em Engenharia de Estruturas e o Doutoramento em Engenharia Civil. É docente da Secção de Estruturas e Geotecnia, leciona unidades curriculares da área de Estruturas e desenvolve investigação na área do betão armado.

Pela sua dedicação ao IPS, foi uma das personalidades distinguidas nos 40 anos do Instituto Politécnico de Setúbal: http://40anos.ips.pt/joao-vinagre.html.

A Professora Susana Piçarra é docente do Instituto Politécnico de Setúbal desde 2000, e ao longo do seu percurso assumiu diversos cargos de gestão, destacando-se os de Vice-Presidente e Pró-Presidente do Instituto, assim como Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico, Departamento e Sub-Diretora da ESTSetúbal/IPS. Integrou as Comissões Criadoras de cursos de Licenciatura, Mestrado e CTeSP do Departamento de Engenharia Química e Biológica. Atualmente, é membro do Conselho Técnico-Científico da ESTBarreiro/IPS.

Foi fundadora da E3UDRES2 (Universidade Europeia) e de um laboratório de indústria 4.0, em parceria com uma Instituição Chinesa (Oficina Lu Ban).

Doutorada em Engenharia Química e com interesses científicos centrados na Química de Materiais, encontra-se atualmente (i) a desenvolver produtos para conservação de pedra em património edificado e (ii) a estudar o efeito da presença de nanoplásticos no crescimento de vegetais para consumo humano.

A Professora Anabela Marques é docente na ESTBarreiro/IPS há 22 anos, doutorada em Métodos Quantitativos, na especialidade de Estatística e Análise de Dados tem lecionado e sido responsável de várias UC da área científica de Matemática.

Por mais de 2 anos, foi coordenadora da secção de Matemática e Informática da ESTBarreiro/IPS e, em dezembro de 2021, assumiu a posição de Presidente do Departamento de Matemática e Informática.

A sua investigação, antes da pandemia COVID-19, centrava-se na área da medicina integrativa. No entanto, durante e após este período pandémico, houve uma transformação gradual na sua área de investigação levando-a a fazer formação em programação neurolinguística, criação de hábitos e inteligência emocional. Com certificação em Mentoria de Alto Desempenho, desenvolveu um programa de mentoria destinado aos estudantes do ensino superior, abordando temáticas como autoconhecimento, método de trabalho, criação de hábitos e inteligência emocional.

Inicia-se, assim, um novo ciclo, com a oportunidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora.

A todos, desejamos um excelente mandato.