No próximo dia 5 de janeiro, há uma Aula Aberta do curso de Bioinformática dedicada ao tema “Metagenómica viral para a vigilância da saúde pública baseada em águas residuais”.
A sessão será conduzida por Sofia G. Seabra, Investigadora Auxiliar na Unidade de Ensino e Investigação em Saúde Pública Global do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa (IHMT-NOVA).
A vigilância de agentes patogénicos e de resistência antimicrobiana em águas residuais é hoje reconhecida como uma ferramenta estratégica em saúde pública, com elevado potencial para a deteção precoce e monitorização de surtos. A aula abordará os principais desafios associados a este tipo de vigilância, desde os processos de amostragem e análise laboratorial até à interpretação epidemiológica dos dados.
Será ainda destacada a importância da metagenómica e da análise bioinformática neste contexto, sublinhando os desafios adicionais que estas abordagens colocam, sobretudo em ambientes com recursos limitados.
A Aula Aberta destina-se sobretudo a estudantes dos três anos das Licenciaturas em Bioinformática e Biotecnologia, estando, no entanto, aberta a toda a comunidade académica interessada.
