Educação Clínica IV
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante que obteve sucesso demonstra:
Conhecimento e compreensão das bases teóricas na avaliação dos problemas, das necessidades, das potencialidades, e das expectativas de saúde dos utentes/ populações.
Comunicar de forma efetiva com os utentes/ clientes, cuidadores e colegas ou outros profissionais.
Obter informação do utente e/ou cuidadores, de colegas ou outros profissionais, relevante para a compreensão dos problemas, das necessidades, das potencialidades, e das expectativas de saúde dos utentes/ populações e para a intervenção da fisioterapia.
Reconhecer o âmbito da Avaliação da Fisioterapia;
Registar adequadamente os resultados da avaliação.
Analisar em parceria com o utente/ cuidadores, os resultados da avaliação no âmbito da fisioterapia, de forma a definir as capacidades, os problemas e o potencial de mudança do utente/ populações.
Tomar decisões justificadas relativamente ao diagnóstico, refletindo conhecimento científico e raciocínio clínico; as expectativas e a percepção do utente.
Registar o diagnóstico no âmbito da Fisioterapia;
Estabelecer o prognóstico funcional adequado ao utente e desenvolve uma fundamentação lógica para a intervenção em fisioterapia
Definir em parceria com o utente e/ ou cuidadores ou populações, objetivos de intervenção funcionais, claros, mensuráveis e concretizáveis e, os resultados a obter com a sua intervenção;
Selecionar, em parceria com o utente e/ ou cuidadores ou populações, estratégias de intervenção adequadas, baseadas na melhor evidência disponível, conhecimento teórico e na melhor prática da fisioterapia;
Selecionar os instrumentos segundo os quais irá avaliar a efetividade da sua intervenção e re (avalia) sistematicamente os resultados da sua intervenção junto do utente ou populações no(s) momento(s)/ períodos de tempo adequado(s) utilizando os instrumentos adequados;
Intervir com o utente/ populações de forma segura e efetiva adequando as estratégias de intervenção selecionadas e adequa as estratégias de intervenção adoptadas face à reflexão acerca dos resultados das reavaliações.
Refletir sobre os resultados obtidos, contribuindo continuamente para a efetividade da sua intervenção.
Assumir a responsabilidade pela sua intervenção junto dos seus utentes, cuidadores e equipa, respeitando os seus direitos, dignidade e individualidade e demonstrando capacidades para trabalhar em equipa;
Planear o seu desenvolvimento profissional contínuo, tendo em conta em conta as suas necessidades, demonstrando o seu compromisso para a excelência no exercício profissional/ prática da fisioterapia e contribuindo ativamente para o desenvolvimento da profissão. -
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular centra-se no desenvolvimento de competências de avaliação, intervenção e raciocínio em contexto de prática profissional com utentes com diferentes condições clínicas (condições neuromusculoesqueléticas, condições cardiorespiratórias, condições neurológicas, etc.) e na reflexão crítica e auto-desenvolvimento. São utilizados instrumentos e estratégias pedagógicas que incluem atividades estruturadas e orientam os estudantes no desenvolvimento das competências esperadas e facilitam o feedback do Educador Clínico, bem como a discussão de casos clínicos.
A metodologia de ensino compreende a aprendizagem em contexto clínico durante o ciclo de vida do indivíduo (crianças, adultos ou população idosa) que apresentam diferentes condições clínicas, privilegiando o modelo colaborativo (idealmente, 2 estudantes/educador clínico). Para além da orientação permanente do educador Clínico é também realizado um acompanhamento por parte dos docentes da ESS/IPS. -
Estágio(s)
Não
-
Programa
A. Atividades Clínicas
Avaliação, planeamento e intervenção junto de um mínimo de 5 utentes, com condições cardio-respiratórias, músculo-esqueléticas ou neurológicas, em jovens, adultos e população idosa:
- Utilização de estratégias de interação no processo de avaliação dos utentes;
- Utilização de instrumentos de avaliação adequados à condição dos utentes;
- Identificação dos problemas dos utentes, demonstrando um raciocínio clínico ajustado;
- Análise e reflexão sobre a participação dos utentes na identificação dos principais problemas;
- Elaboração do diagnóstico em Fisioterapia;
- Estabelecimento dos objetivos e resultados esperados com cada utente;
- Avaliação da participação dos utentes nos objetivos e resultados esperados;
- Planeamento da intervenção em parceria com o utente, utilizando a melhor evidência disponível;
- Identificação dos indicadores de reavaliação da prática;
- Definição dos critérios de alta adequados a cada utente;
- Registo adequado dos dados relevantes da avaliação;
- Registo adequado dos dados relevantes da avaliação, intervenção e reavaliações;
B. Atividade Científica/pedagógica
Análise crítica de um artigo científico na área específica do contexto clínico e respectiva apresentação pública:
- Registo do artigo apresentado e da reflexão efetuada relativamente à força de evidência que este apresenta para se manter ou alterar a prática;
- Registo da percepção e satisfação dos assistentes relativamente ao seu interesse (quem assistiu);
- Registo da avaliação desta apresentação (aspectos que correram bem e quais é necessário melhorar).
Elaboração do Guia da Educação Clínica
C. Atividade Reflexiva
Elaboração do Diário de aprendizagem:
- Auto-avaliação do desempenho no que respeita a: comportamento profissional com os utentes e restante equipa multidisciplinar, gestão de recursos materiais, gestão do tempo e às novas aprendizagens no respectivo contexto. -
Demonstração de conteúdos
Esta unidade curricular centra-se no desenvolvimento de competências de avaliação, intervenção e raciocínio em contexto de prática profissional e na reflexão crítica e de autodesenvolvimento. No que se refere às competências de avaliação e intervenção junto dos utentes, o estudante terá a oportunidade de as desenvolver durante este período de Educação Clínica, contactando com utentes de uma das 3 áreas consideradas obrigatórias (condições músculo-esqueléticas, condições cardiorrespiratórias e condições neurológicas).
Os conteúdos planeados facilitam que o estudante reflita criticamente sobre o seu desempenho e aprendizagem e planeie o seu desenvolvimento contínuo, designadamente através do contrato de aprendizagem e atividades do Livro de Bolso. A orientação e feedback permanentes do Educador Clínico, bem como a discussão com os pares são elementos facilitadores de todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências, em contexto de prática clínica real. -
Demonstração da metodologia
O desenvolvimento do perfil de competências esperado no final da Licenciatura, em cada estudante, é o resultado de um trabalho colaborativo entre o estudante, o educador clínico e o docente da ESS, promovendo uma crescente autonomia em contexto de prática profissional.
As metodologias utilizadas incluem instrumentos, que definem as atividades a desenvolver, orientam os estudantes no desenvolvimento das competências esperadas e facilitam o feedback do educador clínico.
- Os critérios de desempenho funcionam como referência para a prática qualificada da fisioterapia, permitindo aos estudantes compreender o que têm de desenvolver e, simultaneamente, orientar os educadores clínicos para os aspetos em que é necessário dar feedback e avaliar.
- A participação na apresentação e discussão de casos/situações clínicas, permite o desenvolvimento do raciocínio clínico do estudante.
- O Diário de Aprendizagem constitui um elemento central e organizador de todo o processo de aprendizagem em contexto de prática profissional. Centra-se na autoavaliação e planeamento da aprendizagem por parte do estudante, face às competências a desenvolver, promovendo a sua pró- atividade e auto-direção, elementos fundamentais na sua construção pessoal e profissional. Permite ainda ao educador clínico conhecer melhor o estudante e facilitar o seu processo de aprendizagem individual.
- O Livro de Bolso contempla um conjunto de atividades, tendo em conta as áreas de competências alvo da unidade curricular, que funcionam como oportunidades para o estudante desenvolver e/ou demonstrar a posse das competências, garantindo equidade entre a aprendizagem dos estudantes em diferentes locais e contextos.
- A Ficha de Avaliação de desempenho na Unidade Curricular traduz o desempenho do estudante nas diferentes áreas de competência, ao longo do período de educação clínica. Esta inclui a análise crítica do artigo científico que deve ser relevante para o contexto de prática onde o estudante se encontra. Ao ser apresentada publicamente, esta análise crítica pretende criar uma oportunidade de discussão sobre um tema, envolvendo os profissionais do serviço presentes.
- A avaliação do desempenho com um utente é feita pelo docente da ESS/IPS, no local de educação clínica. Avalia as diferentes áreas de competência durante a intervenção com o utente e período de discussão. -
Docente(s) responsável(eis)
Aldina Augusta de Lucena - 2.º Semestre
-
Bibliografia
Detalhes do curso
-
Código
LICFT093
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
12.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
210h Estágio
2h Teóricas
