Gestão de Sistemas de Informação
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
São objetivos da unidade curricular (UC):
(O1) Compreender a importância da informação no contexto organizacional e dos respetivos SI organizacionais;
(O2) Compreender os SI organizacionais, a sua relevância e os seus elementos constituintes;
(O3) Identificar as necessidades associadas à gestão dos SI e dos seus benefícios;
(O4) Compreender e saber utilizar os modelos para a gestão dos SI/TI;
(O5) Identificar os diferentes papéis de liderança dos SI em função dos níveis organizacionais;
(O6) Compreender o desenvolvimento profissional e ético em SI;
(O7) Pretende ainda contribuir para (1) incrementar o raciocínio lógico; (2) aumentar a capacidade de abstração para resolução de
problemas; (3) desenvolver o espírito crítico
e autonomia no processo de aprendizagem -
Métodos de Ensino
A unidade curricular funciona numa tipologia de ensino teórico/prático assente numa metodologia de aprendizagem mista. A componente teórica assenta no método expositivo, demonstrativo e interrogativo, suportando-se no desenvolvimento de exemplos práticos para concretização dos conceitos teóricos. A componente prática privilegia o método participativo e a resolução de exercícios práticos a partir de casos de estudos que permitam a concretização dos conceitos fundamentais da gestão de sistemas de informação. A utilização de metodologias como a Team-Based Learning (TBL) e Practice-Based Learning ou Research (PBL/R ) permite ao estudante uma aprendizagem ativa e colaborativa, fomentando o trabalho em equipa, promovendo uma maior autonomia no seu processo de aprendizagem através da realização de exercícios e atividades, sendo o docente um elemento de suporte que irá auxiliar/guiar na procura da informação necessária a disponibilizar ao estudante, fomentando o debate, consolidação e partilha do conhecimento adquirido entre todos os estudantes do grupo/turma. A metodologia de ensino/aprendizagem suporta-se ainda na aprendizagem por descoberta através da exploração de frameworks, com recurso à simulação, visando colocar o estudante no centro do processo de ensino/aprendizagem, utilizando abordagens do mundo real para maior aproximação do ensino teórico-prático às exigências do mercado de trabalho.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
C1) As Organizações, Gestão, SI/TI e Informação;
(C2) Fundamentos da Gestão de SI;
(C3) Gestão dos benefícios dos SI/TI;
(C4) Frameworks e Modelos associados à Gestão de SI/TI;
(C5) Gestão da função de SI/TI;
(C6) O profissional em SI;
(C7) Ética na função de Gestor de SI. -
Demonstração de conteúdos
Em função dos objetivos, competências e aptidões a serem adquiridos pelos estudantes foram definidos os conteúdos programáticos pelo que: Os Objetivos O1 e O2 são concretizados através de conteúdo programático C1; O Objetivo O3 é concretizado através de conteúdo programático C2 e C3 O Objetivo O4 é concretizado através de conteúdo programático C3 e C4 O Objetivo O5 é concretizado através de conteúdo programático C5 O Objetivo O6 é concretizado através de conteúdo programático C6 e C7. O Objetivo O7 é concretizado através de todos os conteúdos programáticos da UC.
-
Demonstração da metodologia
A aulas são teóricas e práticas. Utiliza-se o método expositivo, para introdução dos conceitos teóricos relacionados Gestão de sistemas de informação e o método participativo para reflexão sobre os diferentes aspetos da definição de estratégias e políticas em sistemas de informação em diferentes contextos. Estes métodos são, também, utilizados na resolução de exercícios e discussão de casos, de forma fomentar a interatividade procurando relacionar com situações reais. Através do trabalho de grupo procura-se o desenvolvimento das competências relacionais, da capacidade de recolha, seleção, análise e definição de estratégias e politicas para os sistemas de informação, recorrendo a um caso prático simulado, e a aplicação dos conhecimentos adquiridos na componente teórica da unidade curricular. Através do teste procura-se aferir da capacidade de reflexão e exposição dos temas e do nível de conhecimento adquirido sobre os mesmos.
-
Docente(s) responsável(eis)
Ana de Jesus Pereira Barreira Mendes - 1.º Semestre
-
Bibliografia
- ISACA (2018) COBIT 2019 Framework: Governance and Management Objectives.
- ISACA (2018) COBIT 2019 Design Guide: Designing an Information and Technology Governance Solution.
- ISACA (2018) COBIT 2019 Framework: Introduction and Methodology. ISACA.
- ISACA (2018) COBIT 2019 Implementation Guide: Implementing and Optimizing an Information and Technology Governance Solution.
- Laudon, K., Laudon, J. (2019)Management Information Systems: Managing the Digital Firm. Pearson.
- Quinn, M. (2019)Ethics for the Information Age. Pearson.
- Serrano, A., Caldeira, M. e Guerreiro, A. (2004). Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, FCA
- Silva, M. e Martins, J. (2008). IT Governance – A Gestão da Informática, FCA
- Silva, P. e Torres, C.. (2010) Gestão e Liderança para Profissionais de TI, FCA
- Smallwood, R. (2019). Information Governance: Concepts, Strategies and Best Practices. Wiley.
- Turban, E.; Pollard, C. and Wood, G. (2021) Information Technology for Management. Wiley
Detalhes do curso
-
Código
01101892
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
6.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
45h Teórico-Práticas
