Gestão e Políticas Públicas
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
a. Explicar os conceitos essenciais das políticas públicas e internacionais
b. Analisar as políticas públicas nacionais e políticas internacionais e os recursos relacionados com a intervenção em Terapia da Fala
c. Demonstrar competências de análise e desenho de políticas públicas.
d. Analisar as políticas setoriais da saúde, educação, segurança social, trabalho e emprego e inserção social, direta e indiretamente relacionados com a intervenção em Terapia da Fala.
e. Reconhecer os conceitos essenciais da gestão e da psicossociologia das organizações;
f. Reconhecer os componentes de um sistema de qualidade no processo da prestação dos cuidados;
g. Reconhecer as etapas e ferramentas de gestão da análise estratégica de projetos/processos;
h. Reconhecer as teorias da motivação no trabalho e a sua importância e aplicabilidade
d. Reconhecer as teorias sobre liderança e a sua importância e aplicabilidade ao contexto organizacional;
e. Reconhecer os diferentes tipos de conflitos do contexto organizacional e identificar estratégias eficazes para a sua gestão;
f. Reconhecer os modelos de equipas profissionais e as suas implicações no funcionamento das organizações. -
Métodos de Ensino
- Análise documental
- Aula expositiva dialogada -
Estágio(s)
Não
-
Programa
I. Políticas públicas e internacionais
1. Evolução e conceitos essenciais
2. A Influência internacional e as políticas públicas nacionais
3. O processo político
4. Políticas públicas em Portugal
5. Investigação em políticas públicas
II. Gestão e psicossociologia das organizações
1. Evolução e conceitos essenciais
2. Estratégias e recursos organizacionais
3. Sistemas de qualidade
4. A Motivação
5. A Liderança
6. O conflito em contexto organizacional
7. Modelos de equipas profissionais -
Demonstração de conteúdos
Esta unidade curricular tem um caráter predominantemente teórico, pelo que os objetivos definidos se situam no domínio do conhecimento (saber-saber) e, em coerência, os conteúdos programáticos são também desse domínio. Alguns dos objetivos e conteúdos pretendem dotar os estudantes de alguns instrumentos e recursos para aplicação no exercício da profissão. Visa o contacto dos estudantes com os principais dispositivos legais e recursos institucionais com maior aplicabilidade no exercício da Terapia da Fala nos diferentes contextos e problemáticas de intervenção.
-
Demonstração da metodologia
Os objetivos definidos para a unidade curricular situam-se no domínio do conhecimento (saber-saber), mas pretende-se criar uma forte ligação dos conteúdos com o exercício profissional. Para além do método expositivo dialogado, haverá recurso a estratégias que promovam a reflexão individual e coletiva, a implicação e a partilha de vivências. Tal será adequado, sobretudo, aos conteúdos 5 a 8, através da mobilização das experiências acumuladas pelos estudantes durante os ensinos clínicos, entre outras, bem como a realização de exercícios que fomentem o autoconhecimento. Quatro destes exercícios são desenvolvidos com recurso a metodologias colaborativas de ensino a distância, acompanhados pelo docente em fóruns assíncronos e serão entregues para avaliação no dispositivo de trabalhos na sala de aula virtual (moodle).
-
Docente(s) responsável(eis)
-
-
Bibliografia
- Caetano, A., Neves, J., & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Edições Sílabo.
- Chambel, M. J., & Curral, L. (2008). Psicologia organizacional: Da estrutura à cultura. Livros Horizonte.
- Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Edição). RH Editora.
- Ferreira, J. M. C., Neves, J., & Caetano, A. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. McGraw-Hill.
- Gonçalves, S. (2014). Psicossociologia do trabalho e das organizações: Princípios práticas. Pactor.
- Kinicki, A., & Kreitner, R. (2009). Organizational behavior: Key concepts, skills & best practices (4th ed.). McGraw-Hill.
- Morais, L. (2012). Liderança e estratégia: Casos de inovação nas organizações da saúde (1ª ed.). Escolar.
- ONU (2016). Guia sobre Desenvolvimento Sustentável (2ed). Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental. Disponível em: https://www.unric.org/pt/17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel
- Rego, A., Cunha, M. P., Gomes, J. F. S., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. A. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª Edição). Edições Sílabo.
- Robbins, S. P., & Coulter, M. K. (2012). Management (11th ed.). Prentice Hall.
- Rodrigues, M. L. (Org.) (2013). Exercícios de análise de políticas públicas. INCM.
- Rodrigues, M. L., & Carreiras, H. (Orgs.) (2017). Exercícios de análise de políticas públicas 2. INCM.
- Rodrigues, M. L., & Silva, P. A. (Orgs.) (2012). Políticas públicas em Portugal. INCM.
- Santos, A. J. R. (2008). Gestão estratégica: Conceitos, modelos e instrumentos. Escolar Editora.
- Spath, P. (2009). Introduction to healthcare quality management (1st ed.). Health Administration Press, AUPHA Press.
- Teixeira, S. (2013). Gestão das organizações (3a ed.). Escolar Editora.
Detalhes do curso
-
Código
01100424
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
3.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
8h Seminário
30h Teóricas
