Gestão de Compras
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
O1. Desenvolver uma visão abrangente sobre a gestão de compras.
O2. Contribuir para a avaliação das envolventes para a Gestão de Compras na cadeia de abastecimento;
O3. Especificar requisitos de materiais e identificar fontes, programação do abastecimento e colocação de encomendas;
O4. Classificar artigos por características de procura, identificar os principais segmentos mediante análise ABC e análise de riscos;
O5. Selecionar e avaliar fornecedores;
O6. Definir e implementar indicadores chave de desempenho (KPIs) para melhorar a Gestão de Compras. -
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas, sendo utilizado, nas partes teóricas, o método expositivo e participativo, para a construção da temática e introdução dos conceitos teóricos. Nas partes práticas, método participativo para reflexão e análise sobre os conteúdos, discussão e resolução de exercícios, num contexto o mais parecido possível com casos reais de empresas. Sempre que possível, será utilizada a metodologia de Challenge Based learning ou Project Based Learning.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
1 Definição e enquadramento da gestão de Compras;
2 A função Compras no âmbito da organização empresarial e da cadeia de abastecimento;
3 Papeis, funções e processos de Gestão de Compras;
4 Definição de Requisitos dos materiais, equipamentos e serviços;
5 Classificação artigos por características de procura;
6 Análise ABC;
7 Análise de riscos;
8 Seleção e avaliação de fornecedores;
9 A função Compras e a Logística Inversa;
10 Critérios de Avaliação de Projetos:
11 Papel do comprador no desenvolvimento de novos produtos:
12 Insourcing e Outsourcing:
13 Negociação:
14 As Compras em ambiente JIT (Just in Time);
15 Tecnologias de informação de suporte à função Compras. -
Demonstração de conteúdos
Todos os capítulos dos conteúdos programáticos visam responder aos objetivos O1 e O2. O capítulo 4, dos conteúdos programáticos visa responder ao objetivo O3. Os capítulos 5, 6 e 7 dos conteúdos programáticos visam responder ao objetivo O4. O capítulo 8 dos conteúdos programáticos visa responder ao objetivo O5. Os capítulos 8 e 10 dos conteúdos programáticos visam responder ao objetivo O6.?
-
Demonstração da metodologia
O método expositivo utilizado nas aulas teóricas permite a apresentação dos conceitos teóricos dos vários capítulos do programa da UC, que são consolidados através de uma reflexão conjunta e crítica sobre os mesmos. Os alunos também serão convidados a participar do entendimento do conteúdo por meio de investigações e eflexões sobre o tema, Já a resolução de exercícios permite a aplicação e a consolidação dos conceitos teóricos, com a visualização de modelos aplicados à formulação e à resolução de problemas. O Trabalho de Grupo ou o Trabalho Individual permite aplicar os conceitos teóricos e consoliar a aprendizagem.
-
Docente(s) responsável(eis)
-
-
Bibliografia
BENTON, W. C., (2006), Purchasing and Supply Management, Mc Graw-Hill, International Edition.
CARVALHO, José Crespo et al, (2010), Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Sílabo: Lisboa
MOYA, Emilio Martínez, (2007), Gestión de compras: Negociación y Estratégias de Aprovisionamento, 4ª Edición, Fundación Confemetal.
BAILEY, P., FARMER D., Jessop D., Jones D., (1998), Purchasing Principles and Management, Prentice Hall.
BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J., (1996), Logistical management: the integrated supply chain process. Singapura: McGraw-Hill.
DOBLER, D. W., BURT D. N, (1996), Purchasing and Supply Management, McGraw-Hill, International Edition.
JOSEPH L.C, RALPH G.K, (2000), The Purchasing Handbook, McGraw-Hill, 6th ed.
LYSONS K., FARRINGTON B., (2006), Purchasing and Supply Chain Management, Prentice Hall.
Detalhes do curso
-
Código
01102322
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
4.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
45h Teórico-Práticas
