Back

Métodos Computacionais

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    Pretende-se que o estudante adquira competências de manipulação de folha de cálculo e programação.
    No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:


    • Manipular uma folha de cálculo, tirando proveito das suas múltiplas potencialidades;

    • Aplicar conceitos abstratos de programação a uma linguagem de programação específica;

    • Compreender os princípios básicos de programação, permitindo adaptar-se a novas linguagens de programação;

    • Desenvolver raciocínio lógico;

    • Desenvolver capacidade de trabalho em equipa.


    Não aplicável.

  • Métodos de Ensino

    Nas aulas teórico-práticas serão introduzidos os conceitos, sempre que possível recorrendo a exemplos de aplicação.


    As aulas de laboratório serão dedicadas à resolução de exercícios práticos de implementação que permitam ao estudante praticar os conhecimentos adquiridos.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    1. Folha de cálculo
    Formatação de células, referências, filtros, funções pré-definidas, gráficos e tabelas dinâmicas;

    2. Introdução à programação
    Constantes, tipos de variáveis, expressões e atribuição de valores, fluxo de execução de instruções, instruções de decisão e de ciclo, entrada e saída de dados, funções;

    3. Pseudocódigo
    Estrutura de um algoritmo, declaração de variáveis, atribuição de valores, comentários, entrada e de saída de dados, estruturas básicas;

    4. Programação
    Implementação de algoritmos simples;

    5. Teoria dos erros
    Erro absoluto, erro relativo, propagação de erros.

  • Demonstração de conteúdos

    Os conteúdos programáticos definidos permitem ao estudante desenvolver a capacidade de manipulação de uma folha de cálculo e compreender os princípios básicos de programação, podendo adaptar-se a outras linguagens de programação que venham a ser necessárias.

    Exemplos práticos de implementaão que serão introduzidos nas aulas práticas permitirão ao estudante compreender o impacto das instruções de decisão e de ciclo, incluindo o seu impacto na propagação de erros.

  • Demonstração da metodologia

    À medida que os estudantes forem tomando contacto com os conceitos mais teóricos, terão nas aulas práticas a oportunidade de colocá-los em prática com a realização de pequenos exercícios.

    A realização de trabalhos durante as aulas e do projeto final permitirá ao estudante desenvolver competências de trabalho em equipa.

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

  • Bibliografia

    Correia dos Santos, F., Duarte, J., Lopes, N.D., Fundamentos de Análise Numérica com Python 3 e R, Edições Sílabo, 2019 (2ª edição)
    Curtis, F., Microsoft Office Excel 2016 Step by Step, Microsoft Press, 2015
    Matloff, N., The Art of R programming, No Starch Press, 2011
    Guttag, J. V., Introduction to Computation and Programming Using Python, (revised and expanded edition), MIT Press, 2013

  • Código

    TPD046

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    4.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    7.5h Orientação Tutorial

    37.5h Teórico-Práticas

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

Este site utiliza cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e permitem funcionalidades como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as suas preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.