
Métodos Computacionais
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
Pretende-se que o estudante adquira competências de manipulação de folha de cálculo e programação.
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:- Manipular uma folha de cálculo, tirando proveito das suas múltiplas potencialidades;
- Aplicar conceitos abstratos de programação a uma linguagem de programação específica;
- Compreender os princípios básicos de programação, permitindo adaptar-se a novas linguagens de programação;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Desenvolver capacidade de trabalho em equipa.
Não aplicável. -
Métodos de Ensino
Nas aulas teórico-práticas serão introduzidos os conceitos, sempre que possível recorrendo a exemplos de aplicação.
As aulas de laboratório serão dedicadas à resolução de exercícios práticos de implementação que permitam ao estudante praticar os conhecimentos adquiridos.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
1. Folha de cálculo
Formatação de células, referências, filtros, funções pré-definidas, gráficos e tabelas dinâmicas;
2. Introdução à programação
Constantes, tipos de variáveis, expressões e atribuição de valores, fluxo de execução de instruções, instruções de decisão e de ciclo, entrada e saída de dados, funções;
3. Pseudocódigo
Estrutura de um algoritmo, declaração de variáveis, atribuição de valores, comentários, entrada e de saída de dados, estruturas básicas;
4. Programação
Implementação de algoritmos simples;
5. Teoria dos erros
Erro absoluto, erro relativo, propagação de erros. -
Demonstração de conteúdos
Os conteúdos programáticos definidos permitem ao estudante desenvolver a capacidade de manipulação de uma folha de cálculo e compreender os princípios básicos de programação, podendo adaptar-se a outras linguagens de programação que venham a ser necessárias.
Exemplos práticos de implementaão que serão introduzidos nas aulas práticas permitirão ao estudante compreender o impacto das instruções de decisão e de ciclo, incluindo o seu impacto na propagação de erros.
-
Demonstração da metodologia
À medida que os estudantes forem tomando contacto com os conceitos mais teóricos, terão nas aulas práticas a oportunidade de colocá-los em prática com a realização de pequenos exercícios.
A realização de trabalhos durante as aulas e do projeto final permitirá ao estudante desenvolver competências de trabalho em equipa.
-
Docente(s) responsável(eis)
-
-
Métodos de Avaliação
-
Bibliografia
Correia dos Santos, F., Duarte, J., Lopes, N.D., Fundamentos de Análise Numérica com Python 3 e R, Edições Sílabo, 2019 (2ª edição)
Curtis, F., Microsoft Office Excel 2016 Step by Step, Microsoft Press, 2015
Matloff, N., The Art of R programming, No Starch Press, 2011
Guttag, J. V., Introduction to Computation and Programming Using Python, (revised and expanded edition), MIT Press, 2013
Detalhes do curso
-
Código
TPD046
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
4.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
7.5h Orientação Tutorial
37.5h Teórico-Práticas