Back

Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos


    • Conhecer o conceito, os mecanismos e as dimensões da transferência de tecnologia.

    • Conhecer o processo e os fatores influenciadores da transferência de tecnologia: fatores organizacionais e fatores individuais.

    • Compreender o papel das spin-offs académicas no processo de transferência de tecnologia.

    • Compreender o processo empreendedor e os fatores que o influenciam.

    • Compreender o processo de geração, desenvolvimento e seleção de novas ideias.

    • Realizar o diagnóstico e o estudo de viabilidade de uma nova empresa.

    • Saber elaborar um plano de negócios.

    • Compreender o processo de criação de empresas e acompanhar a evolução e desenvolvimento de uma empresa.


    Não aplicável.

  • Métodos de Ensino

    Trata-se de uma Unidade Curricular teórico/prática, cuja dinamização assenta no estudo e discussão de casos. A componente prática desta disciplina implica a elaboração de um plano de negócios e a constituição de uma empresa virtual o que por si só requer um trabalho intenso ao longo de todo o semestre. Alguns dos tópicos serão abordados no formato de seminário em que os alunos serão chamados a participar ativamente.


     

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    1. Transferência de tecnologia
    Introdução e conceitos fundamentais. Mecanismos, dimensões e modalidades.

    2. O processo e fatores influenciadores
    O papel das universidades. Fatores influenciadores do processo: organizacionais e individuais. O papel das spin-offs académicas.

    3. Estruturas de apoio à transferência de tecnologia
    A proteção da propriedade intelectual; o papel das estruturas de apoio.

    4. A Atividade Empreendedora
    Conceitos básicos e terminologia. Especificidades do empreendedorismo académico. O perfil do empreendedor, atributos e motivações. Fatores de sucesso e insucesso no ato empreendedor. Tipos de empreendedorismo.

    5. O Processo empreendedor: da ideia ao mercado
    Análise da ideia e do potencial dos promotores. As formas de iniciar a atividade (nova empresa, spin‑off, franchising). A mitigação dos riscos. A importância das redes pessoais e profissionais.

    6. A concretização do projeto empreendedor
    A Formalização do Plano de Negócios: Importância e estrutura.

  • Demonstração de conteúdos

    -

  • Demonstração da metodologia

    -

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

  • Bibliografia

    Abreu, M., Grinevich, V., Hughes, A., Kitson, M.; Knowledge Exchange between Academics and the Business, Public and Third Sectors, UK – Innovation Research Centre, 2010
    Audretsch, D.; Entrepreneurship: A Survey of the Literature, Institute for Development Strategies, Indiana University & Centre for Economic Policy, Research (CEPR), London, 2002
    Deakins, D., Freel, M.; Entrepreneurship and small firms, McGraw-Hill High Education, Glasgow, 2003
    Lockett, A., M. Wright, S.J. Franklin; Technology transfer and universities spin-out strategies, Small Business Economics, 20(2), pp. 185-200, 2003
    Lockett, A., Siegel, D., Wright, M., Ensley, M.; The creation of spin-off firms at public research institutions: managerial and policy implications, Research Policy, 34, pp. 981-993, 2005
    Sarkar, S.; Empreendedorismo e inovação, Escolar Editora, Lisboa, 2007
    Touchie, R.; Como preparar um plano de negócios, Edições CETOP, Lisboa, 1991

  • Código

    MEBQ018

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    4.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    45h Teórico-Práticas

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

Este site utiliza cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e permitem funcionalidades como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as suas preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.