
Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia
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Conhecimentos de Base Recomendados
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Objetivos
- Conhecer o conceito, os mecanismos e as dimensões da transferência de tecnologia.
- Conhecer o processo e os fatores influenciadores da transferência de tecnologia: fatores organizacionais e fatores individuais.
- Compreender o papel das spin-offs académicas no processo de transferência de tecnologia.
- Compreender o processo empreendedor e os fatores que o influenciam.
- Compreender o processo de geração, desenvolvimento e seleção de novas ideias.
- Realizar o diagnóstico e o estudo de viabilidade de uma nova empresa.
- Saber elaborar um plano de negócios.
- Compreender o processo de criação de empresas e acompanhar a evolução e desenvolvimento de uma empresa.
Não aplicável. -
Métodos de Ensino
Trata-se de uma Unidade Curricular teórico/prática, cuja dinamização assenta no estudo e discussão de casos. A componente prática desta disciplina implica a elaboração de um plano de negócios e a constituição de uma empresa virtual o que por si só requer um trabalho intenso ao longo de todo o semestre. Alguns dos tópicos serão abordados no formato de seminário em que os alunos serão chamados a participar ativamente.
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Estágio(s)
Não
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Programa
1. Transferência de tecnologia
Introdução e conceitos fundamentais. Mecanismos, dimensões e modalidades.
2. O processo e fatores influenciadores
O papel das universidades. Fatores influenciadores do processo: organizacionais e individuais. O papel das spin-offs académicas.
3. Estruturas de apoio à transferência de tecnologia
A proteção da propriedade intelectual; o papel das estruturas de apoio.
4. A Atividade Empreendedora
Conceitos básicos e terminologia. Especificidades do empreendedorismo académico. O perfil do empreendedor, atributos e motivações. Fatores de sucesso e insucesso no ato empreendedor. Tipos de empreendedorismo.
5. O Processo empreendedor: da ideia ao mercado
Análise da ideia e do potencial dos promotores. As formas de iniciar a atividade (nova empresa, spin‑off, franchising). A mitigação dos riscos. A importância das redes pessoais e profissionais.
6. A concretização do projeto empreendedor
A Formalização do Plano de Negócios: Importância e estrutura. -
Demonstração de conteúdos
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Demonstração da metodologia
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Docente(s) responsável(eis)
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Métodos de Avaliação
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Bibliografia
Abreu, M., Grinevich, V., Hughes, A., Kitson, M.; Knowledge Exchange between Academics and the Business, Public and Third Sectors, UK – Innovation Research Centre, 2010
Audretsch, D.; Entrepreneurship: A Survey of the Literature, Institute for Development Strategies, Indiana University & Centre for Economic Policy, Research (CEPR), London, 2002
Deakins, D., Freel, M.; Entrepreneurship and small firms, McGraw-Hill High Education, Glasgow, 2003
Lockett, A., M. Wright, S.J. Franklin; Technology transfer and universities spin-out strategies, Small Business Economics, 20(2), pp. 185-200, 2003
Lockett, A., Siegel, D., Wright, M., Ensley, M.; The creation of spin-off firms at public research institutions: managerial and policy implications, Research Policy, 34, pp. 981-993, 2005
Sarkar, S.; Empreendedorismo e inovação, Escolar Editora, Lisboa, 2007
Touchie, R.; Como preparar um plano de negócios, Edições CETOP, Lisboa, 1991
Detalhes do curso
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Código
MEBQ018
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Modo de Ensino
PRESENCIAL
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ECTS
4.0
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Duração
Semestral
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Horas
45h Teórico-Práticas