
Introdução às Ciências Económicas e Empresariais
-
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
-
Objetivos
1. Fornecer os conceitos básicos da análise microeconómica definida como estudo da lógica de comportamento dos agentes económicos individuais (famílias e empresas) e dos mercados onde operam no que respeita à produção, consumo e troca de bens e serviços;
2. Compreender e interpretar os comportamentos que determinam a procura e oferta de bens, a afetação de recursos produtivos através do sistema de mercado, a determinação do rendimento individual e a rentabilidade das empresas;
3. Identificar e compreender os modelos básicos da estrutura de mercado e a forma como as empresas se comportam nestas diferentes estruturas;
4. Identificar, compreender a importância e relacionar as diferentes funções da gestão de empresas, incluindo a planificação, a organização, a direcção e o controlo;5. Compreender, de forma generalizada, as medidas da atividade económica do país.
1. Fornecer os conceitos básicos da análise microeconómica definida como estudo da lógica de comportamento dos agentes económicos individuais (famílias e empresas) e dos mercados onde operam no que respeita à produção, consumo e troca de bens e serviços;
2. Compreender e interpretar os comportamentos que determinam a procura e oferta de bens, a afetação de recursos produtivos através do sistema de mercado, a determinação do rendimento individual e a rentabilidade das empresas;
3. Identificar e compreender os modelos básicos da estrutura de mercado e a forma como as empresas se comportam nestas diferentes estruturas;
4. Identificar, compreender a importância e relacionar as diferentes funções da gestão de empresas, incluindo a planificação, a organização, a direcção e o controlo;
5. Compreender, de forma generalizada, as medidas da atividade económica do país. -
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas onde são transmitidos os conceitos baseados em situações da actualidade económica familiar, empresarial e global.
Os alunos são incentivados a reflectir sobre situações reais através de exercícios como forma de consolidar os conceitos teóricos. -
Estágio(s)
Não
-
Programa
Microeconomia
1. Conceitos fundamentais da economia
1.1. Economia como ciência
1.2. Problema da escassez
1.2.1. Bens livres e bens económicos
1.2.2 Fronteira das possibilidades de produção
1.3. O funcionamento do sistema económico
2. Teoria elementar da oferta e da procura
2.1. Função da oferta e da procura.
2.2. Determinantes da procura e da oferta.
2.3. Deslocações das curvas da procura e da oferta.
2.4. Equilíbrio de mercado.
2.5. Alterações no equilíbrio de mercado.
2.6. Elasticidades
2.7. Intervenção do Estado.
3. Escolha racional do consumidor
3.1. Restrição orçamental.
3.2. Teoria da indiferença.
3.3. Decisão ótima do consumidor.
3.4. Excedente do consumidor.
4. Teoria da empresa
4.1. Teoria da produção.
4.1.1. A produção com um fator variável
4.1.2. A produção com dois fatores variáveis
4.2. Teoria de custos.
5. Estruturas de mercado
I. Gestão das organizações
1. Principais conceitos
2. Introdução à teoria geral da organização
II. Macroeconomia
1. Medida da atividade económica
2. Agregados reais e agregados nominais -
Demonstração de conteúdos
-
-
Demonstração da metodologia
-
-
Docente(s) responsável(eis)
-
-
Métodos de Avaliação
-
Bibliografia
Samuelson, P. E Nordhaus, W. ; Economia, 19a Ed., , McGraw Hill, 2011
Detalhes do curso
-
Código
CC008
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
4.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
45h Teórico-Práticas