Back

Introdução às Ciências Económicas e Empresariais

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    Não se aplica

  • Objetivos

    1. Fornecer os conceitos básicos da análise microeconómica definida como estudo da lógica de comportamento dos agentes económicos individuais (famílias e empresas) e dos mercados onde operam no que respeita à produção, consumo e troca de bens e serviços; 


    2. Compreender e interpretar os comportamentos que determinam a procura e oferta de bens, a afetação de recursos produtivos através do sistema de mercado, a determinação do rendimento individual e a rentabilidade das empresas; 


    3. Identificar e compreender os modelos básicos da estrutura de mercado e a forma como as empresas se comportam nestas diferentes estruturas;
    4. Identificar, compreender a importância e relacionar as diferentes funções da gestão de empresas, incluindo a planificação, a organização, a direcção e o controlo; 


    5. Compreender, de forma generalizada, as medidas da atividade económica do país.


    1. Fornecer os conceitos básicos da análise microeconómica definida como estudo da lógica de comportamento dos agentes económicos individuais (famílias e empresas) e dos mercados onde operam no que respeita à produção, consumo e troca de bens e serviços;

    2. Compreender e interpretar os comportamentos que determinam a procura e oferta de bens, a afetação de recursos produtivos através do sistema de mercado, a determinação do rendimento individual e a rentabilidade das empresas;

    3. Identificar e compreender os modelos básicos da estrutura de mercado e a forma como as empresas se comportam nestas diferentes estruturas;

    4. Identificar, compreender a importância e relacionar as diferentes funções da gestão de empresas, incluindo a planificação, a organização, a direcção e o controlo;

    5. Compreender, de forma generalizada, as medidas da atividade económica do país.

  • Métodos de Ensino

    Aulas teórico-práticas onde são transmitidos os conceitos  baseados em situações da actualidade económica familiar, empresarial e global. 

    Os alunos são incentivados a reflectir sobre situações reais através de exercícios como forma de consolidar os conceitos teóricos.


  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    Microeconomia
    1. Conceitos fundamentais da economia
    1.1. Economia como ciência
    1.2. Problema da escassez
    1.2.1. Bens livres e bens económicos
    1.2.2 Fronteira das possibilidades de produção
    1.3. O funcionamento do sistema económico

    2. Teoria elementar da oferta e da procura
    2.1. Função da oferta e da procura.
    2.2. Determinantes da procura e da oferta.
    2.3. Deslocações das curvas da procura e da oferta.
    2.4. Equilíbrio de mercado.
    2.5. Alterações no equilíbrio de mercado.
    2.6. Elasticidades
    2.7. Intervenção do Estado.

    3. Escolha racional do consumidor
    3.1. Restrição orçamental.
    3.2. Teoria da indiferença.
    3.3. Decisão ótima do consumidor.
    3.4. Excedente do consumidor.

    4. Teoria da empresa
    4.1. Teoria da produção.
    4.1.1. A produção com um fator variável
    4.1.2. A produção com dois fatores variáveis
    4.2. Teoria de custos.

    5. Estruturas de mercado
    I. Gestão das organizações
    1. Principais conceitos
    2. Introdução à teoria geral da organização
    II. Macroeconomia
    1. Medida da atividade económica
    2. Agregados reais e agregados nominais

  • Demonstração de conteúdos

    -

  • Demonstração da metodologia

    -

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

  • Bibliografia

    Samuelson, P. E Nordhaus, W. ; Economia, 19a Ed., , McGraw Hill, 2011

  • Código

    CCD03

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    4.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    45h Teórico-Práticas

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

Este site utiliza cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e permitem funcionalidades como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as suas preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.