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Introdução à Biotecnologia

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    Perceber que a Biotecnologia é uma área multidisciplinar que recorre a organismos vivos, à engenharia de bioprocessos, tecnologia e medicina e outras áreas científicas que requerem produtos biológicos. A biotecnologia também utiliza esses produtos para fins de manufatura. É também importante dar a conhecer e compreender a evolução da Biotecnologia ao longo dos tempos bem como a sua ramificação nas várias áreas integrantes. Comparar e diferenciar entre processos químicos e biotecnológicos e conhecer alguns produtos da biotecnologia também faz parte dos objetivos. Para além disso, todo o desenvolvimento tecnológico que a biotecnologia tem promovido levanta algumas questões éticas, nas quais não existe consenso moral. No final do semestre, o aluno deve compreender a importância da bioética na biotecnologia e deve ser capaz de ter uma visão crítica e fundamentada em relação à procriação assistida, aborto, clonagem, transplante de órgãos, eutanásia, entre outros tópicos polémicos.

  • Métodos de Ensino

    Apresentação de temáticas da disciplina pela docente em suporte informático através de apresentação de PowerPoint.


    No caso da bioética, para além da exposição da matéria como referido anteriormente, vai-se proceder à organização de debates de casos de estudo: visionar e comentar um filme ou documentário relacionado com a bioética; apresentar em grupo, a análise de artigos sobre temáticas abordadas pela bioética.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    1-Definição de biotecnologia

    2- Áreas da biotecnologia

    3-Produtos da biotecnologia

    4-Aspectos históricos

    5-Comparação entre processos biológicos e processos químicos tradicionais.

    6-Carreiras na Biotecnologia.

    7-Bioética: Questões éticas suscitadas pelo desenvolvimento da Genética e da Biotecnologia; Organismos geneticamente modificados e Agricultura biotecnológica; Ética e indústrias de biotecnologia; Questões éticas associadas à Genética e Biotecnologia em diferentes culturas e religiões.

  • Demonstração de conteúdos

    A disciplina de introdução à biotecnologia é uma U.C. que, tal como o nome indica, é introdutória aos conceitos base da biotecnologia. Uma vez que a biotecnologia tem-se desenvolvido de forma ímpar e abrange uma grande variedade de áreas da vida, tais como a medicina e a agricultura, torna-se importante ter uma visão crítica desse mesmo desenvolvimentos e compreender e/ou delinear limites para a sua acção. A bioética vem neste seguimento, uma vez que é necessário dialogar, numa atitude interdisciplinar, com o seguinte objectivo: colocar o progresso biomédico e tecnológico ao serviço da vida humana e de toda a convivência social, e não contra.

  • Demonstração da metodologia

    A metodologia da avaliação deve ser diagnóstica, processual e continuada. A avaliação deve ser mais um momento no processo de ensino-aprendizagem, destinado à formação do estudante, à pesquisa e ao questionamento, não simplesmente para verificação do nível de apreensão dos conteúdos, o que, todavia, também deve ser aferido (sobretudo para a primeira parte da matéria). Dentro dessa perspectiva, o conteúdo leccionado de bioética será avaliado, não só por exame final (como acontece com a primeira parte da matéria) mas também através de trabalhos, em especial o estudo de artigos. A avaliação envolverá, ainda, além do aproveitamento de cada estudante, assiduidade, participação, interesse, capacidade de interpretação e de crítica.

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

  • Bibliografia

    - Bud, Robert, (1993) The Uses of Life: A History of Biotechnology, Cambridge University Press.

    - Comstock, G. L. (ed.) (2002), Life Science Ethics, Iowa State Press.

    - Eaton, Margaret L. (2004), Ethics and the Business of Bioscience, Sanford University Press.

    - Finegold, David L. et al (2005), Bioindustry Ethics, Elsevier Academic Press.

    - Fukuyama, Francis, (2002), Our Posthuman Future: Consequences of the Biotechnology Revolution, Profile Books.

    - Gehring, Verna V. (ed. (2003), Genetic Prospects: Essays on Biotechnology, Ethics, and Public Policy, Rowman & Littlefield Publishers.

    - Rollin, B. E. (2006), Science and Ethics, Cambridge University Press.

    - Singer, P. (2000), Ética Prática. Gradiva.

    - Walter, L. (1999), Contemporary Issues in Bioethics, Wadsworthh Publishing.

    - Warren, T. R. (ed.) (1995), Encyclopedia of Bioethics, 5 vols., Macmillan Library.

  • Código

    BIOT145-S-0-4,5

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    4.5

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    15h Orientação Tutorial

    30h Teóricas

    30h Teórico-Práticas

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Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

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