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Fundamentos de Bioprocessos

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    -

  • Métodos de Ensino

    Aulas teórico-práticas onde se recorre à técnica expositiva para expor os conceitos propostos estimulando o
    raciocínio e o espírito critico dos alunos e se propõe aos alunos, de uma forma autónoma, a resolução de
    exemplos práticos da aplicação dos conceitos anteriormente expostos.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    -

  • Demonstração de conteúdos

    Esta unidade curricular objectiva-se que os alunos desenvolvam aptidões de cálculos matemáticos simples de forma a quantificar a transformação de matérias-primas em produtos finais, dando também importância ao consumo ou produção energia, sendo estes conteúdos essenciais para um curso de biotecnologia, já que se perspectiva a leccionação de temas versando actividades do foro Biotecnológico, tais como dimensionamento e design de reactores biotecnológicos e processos biológicos industrias.
    A unidade curricular encontra-se estruturada de forma a aumentar a complexidade dos componentes leccionados no decorrer do semestre. Assim, inicia-se o 2º capítulo com introdução a cálculos de engenharia, de complexidade mais simples, passado para uma analise e apresentação de dados no 3ºcapitulo No 4o aborda a temática dos balanços de massa, temática esta essencial para o 5ª capítulo, onde para efectuar os balanços energéticos, os balanços de massa são essenciais.
    Ao longo da unidade curricular a complexidade da reacções envolvidas nos processos industrias vai aumentando, quer com a introdução de parâmetros variáveis, quer na introdução de reacções múltiplas, que com a introdução de definições e parâmetros de crescimento celular e de produção de biomassa.  Estes conceitos são essenciais e comummente utilizadas na indústria farmacêutica, biológica e alimentar, para produção industrial.

  • Demonstração da metodologia

    Esta unidade curricular objectiva-se que os alunos adquiram conhecimentos de cálculos básicos de balanços de massa e energia, sendo estes conteúdos essenciais para um curso de biotecnologia, já que se perspectiva a leccionação de temas versando actividades biológicas, sendo grande parte destes relacionados a industria biotecnológica.
    Estes conteúdos básicos para serem apreendidos com rigor pelos alunos, deverão ser leccionados de forma sólida e consistente, necessitando para o efeito que os conceitos básicos, sejam explanados convenientemente. Consequentemente é necessário que estes conteúdos sejam leccionados por exposição em aulas teóricas.
    Para que os conhecimentos sejam consolidados é necessário que um número apreciável de resoluções de problemas aplicados seja realizado pelo docente e individualmente pelos alunos, sendo esta a razão para que um número significativo de aulas de natureza prática seja concretizado.

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

    -

  • Bibliografia

    -

  • Código

    BIOT150-S-0-4,5

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    4.5

  • Horas

    15.5h Orientação Tutorial

    52.5h Teórico-Práticas

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

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