
Laboratórios IIIB
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Conhecimentos de Base Recomendados
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Objetivos
Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares de Termodinâmica Química, Fenómenos de Transferência I, Métodos Instrumentais de Análise B e Bioquímica.
Pretende-se que, nesta unidade curricular, o estudante adquira as seguintes competências: Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem. Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais de Bioquímica, Biologia, Fenómenos de Transferência I, Métodos Instrumentais de Análise B e Termodinâmica Química; Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais. Manipular material/equipamento específico utilizado na realização das experiências. Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar. Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva. -
Métodos de Ensino
A realização de trabalhos práticos relativos aos conteúdos do programa de diversas unidades curriculares. A sua realização é precedida por uma discussão dos princípios científicos e procedimentos subjacentes ao trabalho a realizar. Os alunos deverão preparar o trabalho laboratorial, colocando as anotações necessárias, procedimento experimental e cálculos a efetuar no caderno laboratorial individual (obrigatório). Na semana seguinte, os alunos apresentar resultados, cálculos e discussão atualizada no caderno laboratorial.
A avaliação: questionários efetuados no início de cada aula; desempenho do aluno na execução dos trabalhos laboratoriais; folhas de resultados e caderno laboratorial e elaboração de um relatório e respetiva discussão/apresentação. A classificação final será a média ponderada da nota obtida em cada trabalho laboratorial.
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Estágio(s)
Não
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Programa
A UC de Laboratórios IIIB é constituída por um conjunto de trabalhos laboratoriais que consistem na aplicação de conhecimentos a adquirir nas UCs de Termodinâmica Química, Fenómenos de Transferência I, Métodos Instrumentais de Análise B e Bioquímica.
1. Introdução aos Laboratórios Biotecnológicos. 2. A. Análise por eletroforese horizontal em gel de agarose de ADN plasmídico; B. Purificação por cromatografia de afinidade a metais, da proteína recombinante FrxA; C. Determinação da atividade enzimática da FrxA. 3. Determinação de nitrato e nitrito numa solução por Espetrofotometria de UV/Vis. 4. Perdas de pressão no fluxo de fluidos em tubagens. 5. Condução de calor em estado estacionário. 6. Determinação da Massa Molecular de um Líquido Volátil pelo Método da Densidade de Vapor. 7. Determinação da Entalpia de Reações Químicas.
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Demonstração de conteúdos
Laboratórios IIIB é uma unidade curricular que pretende consolidar os conhecimentos teóricos e teórico-práticos adquiridos em várias unidades curriculares do semestre em que é lecionada. Tendo como objetivo a aplicação, em trabalhos laboratoriais, de conceitos teóricos adquiridos nas referidas unidades curriculares, realizou-se uma distribuição homogénea de trabalhos práticos referentes às unidades curriculares de Termodinâmica Química, Fenómenos de Transferência I, Métodos Instrumentais de Análise B e Bioquímica. Ao realizar estes trabalhos laboratoriais, os estudantes adquirem conhecimentos de planeamento,
execução, desenvolvimento e otimização experimental, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem, assim como aprendem a correlacionar o trabalho experimental com os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais. -
Demonstração da metodologia
Laboratórios IIIB é uma unidade curricular que pretende consolidar os conhecimentos teóricos ou teórico-práticos adquiridos em várias unidades curriculares do semestre em que é lecionado. Vários trabalhos práticos são realizados e o tratamento de resultados apresentado através de um relatório com avaliação. São efetuados questionários no início de cada aula que pretendem que o estudante se prepare para a aula laboratorial, tendo um conhecimento prévio dos trabalhos a efetuar, bem como dos princípios teóricos por detrás do referido trabalho. O desempenho do estudante na execução dos trabalhos laboratoriais; folhas de resultados e caderno laboratorial também serão avaliados preparando deste modo o estudante para a vida ativa, dando-lhe experiência de trabalho em contexto laboratorial. A elaboração de um relatório e respetiva discussão/apresentação permite ao docente ter uma perceção da compreensão da componente mais teórica do trabalho, por parte do estudante.
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Docente(s) responsável(eis)
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Métodos de Avaliação
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Bibliografia
Fundamentals of Momentum, Heat, and Mass Transfer, JR Welty, CE Wicks, RE Wilson, 1984, John Wiley and Sons, New York.
Fundamentals of Heat and Mass Transfer, F.P. Incropera, D.P. DeWitt, T.L. Bergman, A.S. Lavine, 2007, 6th ed., Wiley, N.Y.
Transport Processes and Unit Operations, CJ Geankoplis, 1983, Allyn and Bacon, Inc., Boston
Transport Phenomena, R. B. Bird, W. E. Stewart, E. N. Lightfoot, 2002, 2nd ed., Wiley, N.Y.
Principles of Biochemistry (3rd Ed), H. R. Horton, L. A. Moran, R. S. Ochs, J. D. Rawn, K. G. Scrimgeour, 2002, Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ 07458
The Cell, a molecular approach (4th Ed), G. M. Copper, R. E. Hausman, 2007, ASM Press Sinauer-Associates Inc., Washington, D.C.
Microbiology, L. M. Prescott, J. P. Harley, D. A. Klein, 5th ed., Mc-Graw Hill, 2002.
Elements of Physical Chemistry, ATKINS, P., de PAULA, J Oxford University Press, 4th ed, 2008.
Principles of Instrumental Analysis, D. A. Skoog, 4th Edition, Saunders.
Chemical Engineers Handbook, R.H. Perry e C.H. Chilton, McGraw-Hill, 4th Ed., 1973.
Chemistry: Molecules, Matter and Change, Atkins & Jones, 4th Ed., Freeman & Co., 1997.
Fundamentals of Momentum, Heat, and Mass Transfer, JR Welty, CE Wicks, RE Wilson, 1984, John Wiley and Sons, New York.
Fundamentals of Heat and Mass Transfer, F.P. Incropera, D.P. DeWitt, T.L. Bergman, A.S. Lavine, 2007, 6th ed., Wiley, N.Y.
Transport Processes and Unit Operations, CJ Geankoplis, 1983, Allyn and Bacon, Inc., Boston
Transport Phenomena, R. B. Bird, W. E. Stewart, E. N. Lightfoot, 2002, 2nd ed., Wiley, N.Y.
Principles of Biochemistry (3rd Ed), H. R. Horton, L. A. Moran, R. S. Ochs, J. D. Rawn, K. G. Scrimgeour, 2002, Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ 07458
The Cell, a molecular approach (4th Ed), G. M. Copper, R. E. Hausman, 2007, ASM Press Sinauer-Associates Inc., Washington, D.C.
Microbiology, L. M. Prescott, J. P. Harley, D. A. Klein, 5th ed., Mc-Graw Hill, 2002.
Elements of Physical Chemistry, ATKINS, P., de PAULA, J Oxford University Press, 4th ed, 2008.
Principles of Instrumental Analysis, D. A. Skoog, 4th Edition, Saunders.
Chemical Engineers Handbook, R.H. Perry e C.H. Chilton, McGraw-Hill, 4th Ed., 1973.
Chemistry: Molecules, Matter and Change, Atkins & Jones, 4th Ed., Freeman & Co., 1997.
Detalhes do curso
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Código
BIOT151-S-0-5
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Modo de Ensino
PRESENCIAL
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ECTS
5.0
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Duração
Semestral
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Horas
15h Orientação Tutorial
45h Práticas e Laboratórios