
Projeto Biotecnológico ou Estágio Curricular
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Conhecimentos de Base Recomendados
Ter obtido aprovação a um número de ECTS igual ou superior a 130.
Não ultrapassar 42 ECTS por aprovar no semestre.
UC Laboratórios I a VB aprovadas. -
Objetivos
O estágio curricular é um instrumento fundamental aos finalistas de cursos superiores de modo a promover a utilização na prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Através da integração do estudante num grupo de trabalho em Instituições de pesquisa e empresas biotecnológicas ou faculdades espera-se que o sujeito elabore parte de um projeto e desenvolva competências, com iniciativa e espírito crítico.
No caso do estudante optar por um projeto biotecnológico, pretende-se introduzir o espírito e metodologia de trabalho para a realização de um projeto de conceção. Pretende-se estimular a capacidade empreendedora e criar competências para os estudantes serem agentes de mudança em qualquer lugar onde possam vir a desempenhar a sua atividade profissional. Em particular, este projeto visa desenvolver a capacidade de pesquisa e de resolução de problemas, a capacidade de síntese e integração de conhecimentos, espírito de liderança e sentido crítico. -
Métodos de Ensino
Individualmente, os alunos deverão escolher um projecto biotecnológico a partir de informação diversa de um guião (incluindo patentes). Para além disso, devem fazer os ajustamentos e correcções necessárias, de forma a realizarem uma análise económica previsional do projecto em estudo. Após discussão com os orientadores de projecto serão estudados cenários de alteração, observando o efeito que estes têm sobre os resultados da análise económica previsional. Devem também apresentar os balanços de massa e energia para cada peça de equipamento, bem como o seu dimensionamento.
No caso de um estágio curricular, os alunos devem escolher, propor-se ou contactar empresas, faculdades onde gostariam de estagiar. Devem também escrever um plano de trabalhos do que visam concretizar. -
Estágio(s)
Não
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Programa
Projeto Biotecnológico:
1.A Indústria Biológica em Portugal.
2.O Estudo de Mercado.
3.Localização e Planta da Instalação.
4.A Seleção do Processo de Fabrico.
5.A Descrição do Processo: Diagramas; Balanço de Massa; Balanços de Entalpia; Especificação de Equipamentos; Instrumentação e Controlo. 6.Organização.
7.Estudo Económico do Projeto: Investimento e Financiamento; Custos de Exploração; Capital Circulante; Custos Comerciais; Ponto Crítico de Vendas; Avaliação Económica.
8. Seminários.Estágio curricular: depende do local de estágio
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Demonstração de conteúdos
Os conteúdos desta unidade curricular referem-se aos tópicos a analisar /estudar num projeto biotecnológico e muito possivelmente num estágio curricular. Os conteúdos são abordados numa dinâmica baseada na consulta, interpretação e análise de artigos de investigação e patentes. No caso de um estágio curricular, o trabalho de campo também recorre aos mesmos conteúdos referidos no ponto anterior.
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Demonstração da metodologia
Recorre-se sobretudo a metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino, aprendizagem, centrado na procura, na análise qualitativa e quantitativa de artigos científicos. Por outro lado, o envolvimento dos estudantes em projetos coordenados pelo docente da unidade curricular ou um estágio curricular permite a fazer a ponte entre os aspetos teóricos e a prática da investigação científica.
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Docente(s) responsável(eis)
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Métodos de Avaliação
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Bibliografia
Para o projeto (bibliografia principal):
-Ratledge, C.; Kristiansen, B. (eds.) Basic Biotechnology; 2ª Ed., University Press, Cambridge,
2001
-Atkinson, B.; Mavituna, F.; Biochemical Engineering and Biotechnology Handbook;
McMillan, Surrey, 1983.
-Doran, P. M.; Bioprocess Engineering Principles; Academic Press, London, 1997.
-Perry, R., Green, D. (Eds.); Chemical Engineer’s Handbook; 6ª ed., McGraw-Hill, NY, 1984.
-Lide, D.R. (Ed.); CRC Handbook of Chemistry and Physics; 74ª ed., CRC Press, Boca Raton,
1993.
-Ullmann’s Encyclopedia of Industrial Chemistry; 5ª ed., VCH, Weinheim, 1996.
-Peters, M.S.; Timmerhaus, K.D.; West, R.E.; Plant Design and Economics for Chemical
Engineers; 5ª Ed,
McGraw-Hill, 2003
Para o estágio curricular, a bibliografia depende do local onde o estudante foi colocado.
Detalhes do curso
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Código
BIOT165-S-0-22
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Modo de Ensino
PRESENCIAL
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ECTS
22.0
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Duração
Semestral
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Horas
540h Estágio
54h Outras