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Laboratórios II

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    Um conjunto de objetivos específicos para cada sessão de laboratório é incluída no Manual de Laboratório. O propósito destes objetivos é de orientar o aluno na compreensão de cada método e ajudá-lo na preparação para sessão de laboratório. Após a aprovação na unidade curricular, o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências:

    - Competência na manipulação de produtos químicos e utilização de equipamentos de laboratório;

    - Compreensão da prática de titulação clássica;

    - Capacidade da escrita usando a prosa científica.

    A formação prática (aqui representada por sessões de laboratório) tem um duplo objetivo: reforçar o conhecimento obtida na parte de palestras e confrontar o aluno com técnicas relacionadas com a química orgânica e a química analítica. As sessões de laboratório foram concebidos com o objetivo de o aluno correlacionar muitos dos conceitos estudados em aula teórica, convencendo-lhe desta forma que o conhecimento obtido durante todo o curso podem ser aplicadas para otimizar os processos e transformações químicas, cuja transcendência vai além do mero interesse académico.


    As sessões de laboratório permitem que os alunos se familiarizem com técnicas experimentais frequentemente empregadas em Química Orgânica e Química Analítica, incluindo o uso de instrumentos, observação de fenómenos e obtenção de resultados. Além disso, o aluno deve aprender a manipular e tratar os dados e entender o grau de precisão e exatidão nas medições feitas pela análise e estimativa de erros.

    Este período de aprendizagem na metodologia e análise dos resultados científicos é uma das competências básicas para um curso experimental, como é a Biotecnologia, adicionalmente permitindo uma visão de todo o curso

  • Métodos de Ensino

    O plano das aulas consiste em duas aulas teórico-práticas preliminares e oito trabalhos práticos realizados por equipas de dois alunos cada. O trabalho de laboratório de cada sessão é organizado da seguinte forma:

    1 - Preparação da experiência. Os estudantes devem ler e compreender o protocolo do trabalho prático e ler bibliografia sugerida antes da sessão de laboratório. Antes do início da experiência é dedicado algum tempo à discussão da teoria do trabalho prático. 2 - Execução da experiência. Cada equipa é responsável pela realização de cada experiência sob a supervisão do instrutor. 3 – Fim da experiência. Discussão preliminar dos resultados experimentais com o instrutor. 4- Elaboração do relatório.

    A classificação final será determinada pela ponderação desempenho proporcional dos seguintes elementos de avaliação:

    relatórios completos (3 x 10%) e relatórios técnicos e testes5x10%; exame prático individual 10%; desempenho no laboratório como avaliado pelo instrutor 10%.


  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    1. Conceitos básicos de Química Analítica e laboratorial. 2- Volumetria Ácido-Base. 3- Titulação Potenciométrica. 4- Volumetria de Precipitação. 5- Volumetria de Complexação. 6- Química Orgânica: Identificação de grupos funcionais através de reacções químicas. 7- Química Orgânica: reacção de substituição nucleófila SN1. 8- Química Orgânica: polimerização por condensação e polimerização por adição.

  • Demonstração de conteúdos

    -

  • Demonstração da metodologia

    -

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

  • Bibliografia

    Raymond Chang; Chemistry, Williams College, 8.th Edition, 2005
    D.A. Skoog, D.M. West, F. J. Holler and S. R. Crouch; Analytical Chemistry: An Introduction, Saunders College Publishing, 7.th Edition, 1999
    D. F. Young, B. R. Munson and T. H. Okiishi; A Brief Introduction to Fluid Mechanics, John Wiley, 2001

  • Código

    BIOT168-S-0-5

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    5.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    15h Orientação Tutorial

    45h Práticas e Laboratórios

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

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