
Laboratórios II
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Conhecimentos de Base Recomendados
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Objetivos
Um conjunto de objetivos específicos para cada sessão de laboratório é incluída no Manual de Laboratório. O propósito destes objetivos é de orientar o aluno na compreensão de cada método e ajudá-lo na preparação para sessão de laboratório. Após a aprovação na unidade curricular, o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências:
- Competência na manipulação de produtos químicos e utilização de equipamentos de laboratório;
- Compreensão da prática de titulação clássica;
- Capacidade da escrita usando a prosa científica.A formação prática (aqui representada por sessões de laboratório) tem um duplo objetivo: reforçar o conhecimento obtida na parte de palestras e confrontar o aluno com técnicas relacionadas com a química orgânica e a química analítica. As sessões de laboratório foram concebidos com o objetivo de o aluno correlacionar muitos dos conceitos estudados em aula teórica, convencendo-lhe desta forma que o conhecimento obtido durante todo o curso podem ser aplicadas para otimizar os processos e transformações químicas, cuja transcendência vai além do mero interesse académico.As sessões de laboratório permitem que os alunos se familiarizem com técnicas experimentais frequentemente empregadas em Química Orgânica e Química Analítica, incluindo o uso de instrumentos, observação de fenómenos e obtenção de resultados. Além disso, o aluno deve aprender a manipular e tratar os dados e entender o grau de precisão e exatidão nas medições feitas pela análise e estimativa de erros.Este período de aprendizagem na metodologia e análise dos resultados científicos é uma das competências básicas para um curso experimental, como é a Biotecnologia, adicionalmente permitindo uma visão de todo o curso -
Métodos de Ensino
O plano das aulas consiste em duas aulas teórico-práticas preliminares e oito trabalhos práticos realizados por equipas de dois alunos cada. O trabalho de laboratório de cada sessão é organizado da seguinte forma:1 - Preparação da experiência. Os estudantes devem ler e compreender o protocolo do trabalho prático e ler bibliografia sugerida antes da sessão de laboratório. Antes do início da experiência é dedicado algum tempo à discussão da teoria do trabalho prático. 2 - Execução da experiência. Cada equipa é responsável pela realização de cada experiência sob a supervisão do instrutor. 3 – Fim da experiência. Discussão preliminar dos resultados experimentais com o instrutor. 4- Elaboração do relatório.A classificação final será determinada pela ponderação desempenho proporcional dos seguintes elementos de avaliação:relatórios completos (3 x 10%) e relatórios técnicos e testes5x10%; exame prático individual 10%; desempenho no laboratório como avaliado pelo instrutor 10%. -
Estágio(s)
Não
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Programa
1. Conceitos básicos de Química Analítica e laboratorial. 2- Volumetria Ácido-Base. 3- Titulação Potenciométrica. 4- Volumetria de Precipitação. 5- Volumetria de Complexação. 6- Química Orgânica: Identificação de grupos funcionais através de reacções químicas. 7- Química Orgânica: reacção de substituição nucleófila SN1. 8- Química Orgânica: polimerização por condensação e polimerização por adição.
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Demonstração de conteúdos
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Demonstração da metodologia
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Docente(s) responsável(eis)
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Métodos de Avaliação
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Bibliografia
Raymond Chang; Chemistry, Williams College, 8.th Edition, 2005
D.A. Skoog, D.M. West, F. J. Holler and S. R. Crouch; Analytical Chemistry: An Introduction, Saunders College Publishing, 7.th Edition, 1999
D. F. Young, B. R. Munson and T. H. Okiishi; A Brief Introduction to Fluid Mechanics, John Wiley, 2001
Detalhes do curso
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Código
BIOT168-S-0-5
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Modo de Ensino
PRESENCIAL
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ECTS
5.0
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Duração
Semestral
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Horas
15h Orientação Tutorial
45h Práticas e Laboratórios