
Métodos Computacionais
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Conhecimentos de Base Recomendados
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Objetivos
Pretende-se que o estudante adquira competências de manipulação de folha de cálculo e programação.
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:- Manipular uma folha de cálculo, tirando proveito das suas múltiplas potencialidades;
- Aplicar conceitos abstratos de programação a uma linguagem de programação específica;
- Compreender os princípios básicos de programação, permitindo adaptar-se a novas linguagens de programação;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Desenvolver capacidade de trabalho em equipa.
Não aplicável. -
Métodos de Ensino
Nas aulas teórico-práticas serão introduzidos os conceitos, sempre que possível recorrendo a exemplos de aplicação.
As aulas de laboratório serão dedicadas à resolução de exercícios práticos de implementação que permitam ao estudante praticar os conhecimentos adquiridos.
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Estágio(s)
Não
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Programa
1. Folha de cálculo
Formatação de células, referências, filtros, funções pré-definidas, gráficos e tabelas dinâmicas;
2. Introdução à programação
Constantes, tipos de variáveis, expressões e atribuição de valores, fluxo de execução de instruções, instruções de decisão e de ciclo, entrada e saída de dados, funções;
3. Pseudocódigo
Estrutura de um algoritmo, declaração de variáveis, atribuição de valores, comentários, entrada e de saída de dados, estruturas básicas;
4. Programação
Implementação de algoritmos simples;
5. Teoria dos erros
Erro absoluto, erro relativo, propagação de erros. -
Demonstração de conteúdos
Os conteúdos programáticos definidos permitem ao estudante desenvolver a capacidade de manipulação de uma folha de cálculo e compreender os princípios básicos de programação, podendo adaptar-se a outras linguagens de programação que venham a ser necessárias.
Exemplos práticos de implementaão que serão introduzidos nas aulas práticas permitirão ao estudante compreender o impacto das instruções de decisão e de ciclo, incluindo o seu impacto na propagação de erros.
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Demonstração da metodologia
À medida que os estudantes forem tomando contacto com os conceitos mais teóricos, terão nas aulas práticas a oportunidade de colocá-los em prática com a realização de pequenos exercícios.
A realização de trabalhos durante as aulas e do projeto final permitirá ao estudante desenvolver competências de trabalho em equipa.
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Docente(s) responsável(eis)
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Métodos de Avaliação
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Bibliografia
Curtis, F., Microsoft Office Excel 2016 Step by Step, Microsoft Press, 2015
Matloff, N., The Art of R programming, No Starch Press, 2011
Guttag, J. V., Introduction to Computation and Programming Using Python, (revised and expanded edition), MIT Press, 2013
Correia dos Santos, F., Duarte, J., Lopes, N.D., Fundamentos de Análise Numérica com Python 3 e R, Edições Sílabo, 2019 (2ª edição)
Detalhes do curso
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Código
BIOT170
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Modo de Ensino
PRESENCIAL
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ECTS
4.0
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Duração
Semestral
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Horas
7.5h Orientação Tutorial
37.5h Teórico-Práticas