Back

Métodos Computacionais

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    Pretende-se que o estudante adquira competências de manipulação de folha de cálculo e programação.
    No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:


    • Manipular uma folha de cálculo, tirando proveito das suas múltiplas potencialidades;

    • Aplicar conceitos abstratos de programação a uma linguagem de programação específica;

    • Compreender os princípios básicos de programação, permitindo adaptar-se a novas linguagens de programação;

    • Desenvolver raciocínio lógico;

    • Desenvolver capacidade de trabalho em equipa.


    Não aplicável.

  • Métodos de Ensino

    Nas aulas teórico-práticas serão introduzidos os conceitos, sempre que possível recorrendo a exemplos de aplicação.

    As aulas de laboratório serão dedicadas à resolução de exercícios práticos de implementação que permitam ao estudante praticar os conhecimentos adquiridos.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    1. Folha de cálculo
    Formatação de células, referências, filtros, funções pré-definidas, gráficos e tabelas dinâmicas;

    2. Introdução à programação
    Constantes, tipos de variáveis, expressões e atribuição de valores, fluxo de execução de instruções, instruções de decisão e de ciclo, entrada e saída de dados, funções;

    3. Pseudocódigo
    Estrutura de um algoritmo, declaração de variáveis, atribuição de valores, comentários, entrada e de saída de dados, estruturas básicas;

    4. Programação
    Implementação de algoritmos simples;

    5. Teoria dos erros
    Erro absoluto, erro relativo, propagação de erros.

  • Demonstração de conteúdos

    Os conteúdos programáticos definidos permitem ao estudante desenvolver a capacidade de manipulação de uma folha de cálculo e compreender os princípios básicos de programação, podendo adaptar-se a outras linguagens de programação que venham a ser necessárias.

    Exemplos práticos de implementaão que serão introduzidos nas aulas práticas permitirão ao estudante compreender o impacto das instruções de decisão e de ciclo, incluindo o seu impacto na propagação de erros.

  • Demonstração da metodologia

    À medida que os estudantes forem tomando contacto com os conceitos mais teóricos, terão nas aulas práticas a oportunidade de colocá-los em prática com a realização de pequenos exercícios.

    A realização de trabalhos durante as aulas e do projeto final permitirá ao estudante desenvolver competências de trabalho em equipa.

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

  • Bibliografia

    Curtis, F., Microsoft Office Excel 2016 Step by Step, Microsoft Press, 2015
    Matloff, N., The Art of R programming, No Starch Press, 2011
    Guttag, J. V., Introduction to Computation and Programming Using Python, (revised and expanded edition), MIT Press, 2013
    Correia dos Santos, F., Duarte, J., Lopes, N.D., Fundamentos de Análise Numérica com Python 3 e R, Edições Sílabo, 2019 (2ª edição)

  • Código

    BIOT170

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    4.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    7.5h Orientação Tutorial

    37.5h Teórico-Práticas

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

Este site utiliza cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e permitem funcionalidades como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as suas preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.