
Estatística Aplicada
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Conhecimentos de Base Recomendados
Não Aplicável
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Objetivos
- Resolver problemas com base nos conceitos de Estatística Descritiva e Inferencial e articulá-los com problemas de investigação específicos na área da Biotecnologia;
- Aplicar metodologias da Estatística Descritiva e Inferencial ao estudo de populações a partir de dados amostrais;
- Desenvolver competências informáticas relacionadas com o tratamento e análise de dados quantitativos com o recurso ao software R. -
Métodos de Ensino
As metodologias utilizadas nesta UC são o método expositivo dos conceitos teóricos-práticos, debate em sala de aula sobre as abordagens leccionadas e resolução de casos práticos em pequenos grupos. Os casos práticos são resolvidos utilizando, essencialmente, o software R, com a mobilização dos conteúdos teóricos subjacentes ao processo de análise.
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Estágio(s)
Não
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Programa
Revisões de Estatística Descritiva Univariada:
População, amostra, variáveis. Classificação de variáveis. Transformação de escalas. Tabelas de frequências. Medidas descritivas de localização, dispersão, assimetria e achatamento. Representações gráficas: gráficos circulares, diagrama de barras, histogramas, boxplots e outliers.
Estatística Descritiva Bivariada:Coeficientes de correlação: coeficientes de Pearson e coeficente de Spearman. Medidas de Associação: Coeficiente de Cramer e phi. Regressão Linear Simples. Qualidade do ajustamento. Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidades Discretas: Processo de Bernoulli. Distribuição Binomial e Distribuição de Poisson. Variáveis e Distribuições Contínuas: Distribuição Normal; Aproximação da Distribuição Binomial pela Normal; Distribuição t-Student; Distribuição Qui-Quadrado e Distribuição F-Snedecor. Inferência Estatística: Estimação Inferência Pontual e Intervalar. Intervalos de confiança. Testes de Hipóteses: Teste Binomial, Teste Qui-Quadrado e Teste de Fisher; Testes paramétricos vs Testes não paramétricos; Testes à normalidade e Teste à Homogeneidade; Teste t-Student para uma população e Teste de Wilcoxon; Teste t-Student para duas populações e Teste de Mann-Whitney; ANOVA e Teste Kruskal Wallis -
Demonstração de conteúdos
Nesta unidade UC espera-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos teóricos e competências teórico-práticas que permitam compreender e aplicar conceitos da Estatística na resolução de problemas de investigação na área da Biotecnologia. Neste contexto, numa fase inicial os conteúdos programáticos acentuam uma dimensão teórica que sustenta todo o processo de análise estatística, nomeadamente através do estudo das variáveis, populações e amostras, distribuições teóricas e das teorias da estimação e decisão.
Posteriormente, apresenta-se um conjunto de testes estatísticos, paramétricos e não paramétricos, que permitem analisar problemas de investigação concretos, complementando a aprendizagem dos estudantes com recurso ao software R.
Deste modo, a UC favorece a compreensão de conceitos estatísticos, aplicados a problema de investigação específicos, bem como o desenvolvimento de competências informáticas aplicadas à análise quantitativa de dados. -
Demonstração da metodologia
As metodologias de ensino utilizadas encontram-se articuladas com os objetivos de aprendizagem esperados para esta UC do seguinte modo:
Compreender conceitos de Estatística Descritiva Univariada, Bivariada e Inferencial, articulando-os com problemas de investigação específicos na área da Biotecnologia - método expositivo e debate em grande grupo; Aplicar metodologias de Estatística Descritiva Univariada, Bivariada e Inferencial, ao estudo de populações a partir de dados amostrais - resolução de problemas estatísticos aplicados à investigação a partir de casos práticos realizados em pequenos grupos e discussão crítica de resultados, com orientação do docente; Desenvolver competências informáticas relacionadas com o tratamento e a análise de dados quantitativos com o recurso ao software R - resolução de casos práticos em pequenos grupos, a partir de problemas aplicados à investigação em Biotecnologia, com a orientação do docente; Deste modo, são utilizadas metodologias de ensino teórico-práticas que promovem a aquisição de conceitos, bem como a sua aplicação a problemas concretos de investigação em Biotecnologia que impliquem uma abordagem de análise de dados quantitativos com o recurso ao software R. -
Docente(s) responsável(eis)
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Métodos de Avaliação
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Bibliografia
Guimarães, R. Campos e Cabral, J.A Sarsfield;; Estatística, McGraw-Hill, 1999
Galvão de Mello; Probabilidades e Estatística, Escolar Editora, 2000
Hainant, L.; Conceitos e Métodos Estatísticos , Vol.1 e 2 , Gulbenkian, 1997
Lopes, A.; Probabilidades e Estatística, , Reichmann & Afonso Editores, 2000
Murteira, B. et al.; Introdução à Estatística , McGraw-Hill, 2002
Maroco, J.; Análise estatística – com utilização do SPSS (3ª Edição), Edições Sílabo, 2007
Daniel, W. W.; Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences., John Wiley & Sons, Inc., 1999
Detalhes do curso
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Código
BIOT171
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Modo de Ensino
PRESENCIAL
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ECTS
4.0
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Duração
Semestral
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Horas
7.5h Orientação Tutorial
45h Teórico-Práticas