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Laboratórios IVB

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares Processos de separação IB, Fenómenos de Transferência II, Biologia Molecular e Celular.

    Pretende-se que, nesta unidade curricular, o aluno adquira as seguintes competências:

    - Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem.

    - Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais da Bioquímica, Biologia, Fenómenos de transferência e Métodos Instrumentais de Análise.

    - Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais.

    - Manipular material e equipamento específico utilizado na realização das experiências.

    - Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar.

    - Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.

  • Métodos de Ensino

    Realização de trabalhos práticos relativos aos conteúdos do programa de diversas unidades curriculares. A sua realização é precedida por uma discussão dos princípios científicos e procedimentos subjacentes ao trabalho a realizar. Os alunos deverão preparar o trabalho laboratorial, colocando as anotações necessárias, no procedimento experimental e cálculos a efetuar no caderno laboratorial individual (obrigatório). Na semana seguinte, os alunos apresentam os resultados, os cálculos e a discussão atualizada no caderno laboratorial.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    A unidade curricular de Laboratório IVB é constituída por um conjunto de trabalhos laboratoriais que consistem na aplicação de conhecimentos a adquirir nas unidades curriculares de Processos de Separação IB, Fenómenos de Transferência II e Biologia Molecular e Celular.


    1. Determinação de Coeficientes de transferência de massa e velocidade de transferência entre as fases Gás-Líquido e Sólido-Líquido.

    2. Análise de carotenóides em matrizes biológicas através da extração com solventes orgânicos;

    3. Determinação da resistência específica do meio filtrante, da resistência do bolo e do coeficiente de compressibilidade.

    4. Curva de crescimento bacteriano em meio de cultura líquido.

    5.Extracção e Purificação de ADN genómico e plasmídico. Análise de ADN pela técnica de eletroforese em gel de agarose.

  • Demonstração de conteúdos

    Laboratórios IVB é uma unidade curricular que pretende consolidar os conhecimentos teóricos ou teórico-práticos adquiridos em várias unidades curriculares do semestre em que é lecionado. Tendo como objetivo a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas referidas unidades curriculares, realizou-se uma distribuição homogénea de trabalhos práticos referentes às unidades curriculares de Processos de separação IB, Fenómenos de Transferência II, Biologia Molecular e Celular. Ao realizar estes trabalhos laboratoriais, os estudantes adquirem conhecimentos de planeamento, execução, desenvolver e otimização experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem, assim como a correlação entre os modelos teóricos lecionados.

  • Demonstração da metodologia

    Laboratórios IVB é uma unidade curricular que pretende consolidar os conhecimentos teóricos ou teórico-práticos adquiridos em várias unidades curriculares do semestre em que é lecionado. Vários trabalhos práticos são realizados e tratamento de resultados apresentado através de um relatório Com avaliação: questionários efetuados no início de cada aula pretende que o estudante se prepare para a aula laboratorial, tendo um conhecimento prévio dos trabalhos a efetuar, bem como dos princípios teóricos por detrás do referido trabalho. O desempenho do estudante na execução dos trabalhos laboratoriais; folhas de resultados e caderno laboratorial também serão avaliados preparado deste modo o estudante para a vida ativa, dando-lhe experiência de trabalho em contexto laboratorial. Com a elaboração de um relatório e respetiva discussão/apresentação permite ao docente ter uma perceção da compreensão da componente mais teórica do trabalho, por parte do estudante.

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

  • Bibliografia

    C. J. Geankoplis, Transport Processes and Unit Operations, 3th ed., Trentic-Hall, 1993.
    S. J. Karcher, Molecular Biology – A Project Approach, Academic Press, 1995.
    P. Doran, Bioprocess Engineering Principles, Acad. Press, 1995.
    M. Mota, N. Lima, Biotecnologia: Fundamentos e Aplicações, Edições Lidel, 2003.
    J. D. Seader, E. J. Henley, Separation Process Principles, 2nd ed., Wiley, 2006
    C. Azevedo, Biologia Celular e Molecular, 4a. ed., Lidel, 2005.

  • Código

    BIOT156-S-0-5

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    5.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    15h Orientação Tutorial

    45h Práticas e Laboratórios

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Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

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