
Laboratórios IVB
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Conhecimentos de Base Recomendados
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Objetivos
Esta unidade curricular tem como base a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas unidades curriculares Processos de separação IB, Fenómenos de Transferência II, Biologia Molecular e Celular.
Pretende-se que, nesta unidade curricular, o aluno adquira as seguintes competências:
- Planear, executar, desenvolver e otimizar experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem.
- Interpretar resultados de experiências que destaquem alguns dos conceitos fundamentais da Bioquímica, Biologia, Fenómenos de transferência e Métodos Instrumentais de Análise.
- Correlacionar os modelos teóricos lecionados, com a sua correta aplicabilidade no tratamento dos resultados experimentais.
- Manipular material e equipamento específico utilizado na realização das experiências.
- Avaliar a importância do rigor das medições a efetuar.
- Elaborar um relatório científico de forma clara e objetiva.
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Métodos de Ensino
Realização de trabalhos práticos relativos aos conteúdos do programa de diversas unidades curriculares. A sua realização é precedida por uma discussão dos princípios científicos e procedimentos subjacentes ao trabalho a realizar. Os alunos deverão preparar o trabalho laboratorial, colocando as anotações necessárias, no procedimento experimental e cálculos a efetuar no caderno laboratorial individual (obrigatório). Na semana seguinte, os alunos apresentam os resultados, os cálculos e a discussão atualizada no caderno laboratorial.
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Estágio(s)
Não
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Programa
A unidade curricular de Laboratório IVB é constituída por um conjunto de trabalhos laboratoriais que consistem na aplicação de conhecimentos a adquirir nas unidades curriculares de Processos de Separação IB, Fenómenos de Transferência II e Biologia Molecular e Celular.
1. Determinação de Coeficientes de transferência de massa e velocidade de transferência entre as fases Gás-Líquido e Sólido-Líquido.2. Análise de carotenóides em matrizes biológicas através da extração com solventes orgânicos;3. Determinação da resistência específica do meio filtrante, da resistência do bolo e do coeficiente de compressibilidade.4. Curva de crescimento bacteriano em meio de cultura líquido.5.Extracção e Purificação de ADN genómico e plasmídico. Análise de ADN pela técnica de eletroforese em gel de agarose. -
Demonstração de conteúdos
Laboratórios IVB é uma unidade curricular que pretende consolidar os conhecimentos teóricos ou teórico-práticos adquiridos em várias unidades curriculares do semestre em que é lecionado. Tendo como objetivo a aplicação em trabalhos laboratoriais de conceitos teóricos adquiridos nas referidas unidades curriculares, realizou-se uma distribuição homogénea de trabalhos práticos referentes às unidades curriculares de Processos de separação IB, Fenómenos de Transferência II, Biologia Molecular e Celular. Ao realizar estes trabalhos laboratoriais, os estudantes adquirem conhecimentos de planeamento, execução, desenvolver e otimização experiências, na área das unidades curriculares a que os trabalhos laboratoriais se referem, assim como a correlação entre os modelos teóricos lecionados.
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Demonstração da metodologia
Laboratórios IVB é uma unidade curricular que pretende consolidar os conhecimentos teóricos ou teórico-práticos adquiridos em várias unidades curriculares do semestre em que é lecionado. Vários trabalhos práticos são realizados e tratamento de resultados apresentado através de um relatório Com avaliação: questionários efetuados no início de cada aula pretende que o estudante se prepare para a aula laboratorial, tendo um conhecimento prévio dos trabalhos a efetuar, bem como dos princípios teóricos por detrás do referido trabalho. O desempenho do estudante na execução dos trabalhos laboratoriais; folhas de resultados e caderno laboratorial também serão avaliados preparado deste modo o estudante para a vida ativa, dando-lhe experiência de trabalho em contexto laboratorial. Com a elaboração de um relatório e respetiva discussão/apresentação permite ao docente ter uma perceção da compreensão da componente mais teórica do trabalho, por parte do estudante.
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Docente(s) responsável(eis)
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Métodos de Avaliação
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Bibliografia
C. J. Geankoplis, Transport Processes and Unit Operations, 3th ed., Trentic-Hall, 1993.
S. J. Karcher, Molecular Biology – A Project Approach, Academic Press, 1995.
P. Doran, Bioprocess Engineering Principles, Acad. Press, 1995.
M. Mota, N. Lima, Biotecnologia: Fundamentos e Aplicações, Edições Lidel, 2003.
J. D. Seader, E. J. Henley, Separation Process Principles, 2nd ed., Wiley, 2006
C. Azevedo, Biologia Celular e Molecular, 4a. ed., Lidel, 2005.
Detalhes do curso
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Código
BIOT156-S-0-5
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Modo de Ensino
PRESENCIAL
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ECTS
5.0
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Duração
Semestral
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Horas
15h Orientação Tutorial
45h Práticas e Laboratórios