
Linguagens de Programação
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Conhecimentos de Base Recomendados
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Objetivos
Esta UC tem como principais objetivos oferecer ao estudante uma visão global do paradigma da programação orientada a objetos. No fim da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: - Identificar e aplicar os fundamentos do paradigma da Programação Orientada a Objetos (POO). - Analisar problemas e desenhar soluções para esses problemas utilizando o paradigma orientadas a objetos - Construir aplicações de software comuns utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos. - Desenhar e implementar soluções através do trabalho em equipa.
Não aplicável -
Métodos de Ensino
Aulas teóricas-práticas onde serão apresentados exemplos de aplicação da matéria exposta
Aulas Laboratorial destinado ao trabalho práticos.
Os estudantes vão dispor de um conjunto de fichas, a partir do Moodle, para consolidar a aprendizagem, sendo algumas resolvidas em sala de aula e outras realizadas em trabalho autónomo, com posterior supervisão do docente. -
Estágio(s)
Não
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Programa
1. Introdução à programação orientada a objetos: Conceitos fundamentais: Classe e objetos. Estado e atributos. Comportamento e métodos. Troca de Mensagens entre objetos. Encapsulamento de dados e encobrimento da informação. Composição de classes. Herança. Polimorfismo. Classes abstratas. Interfaces. Exceções. Desenho de classes. Acoplamento e coesão 2. Aplicações usando programação orientada a objetos: Entradas e Saídas. Coleções 3. Aplicações baseadas em eventos (event-driven) em ambiente gráfico
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Demonstração de conteúdos
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Demonstração da metodologia
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Docente(s) responsável(eis)
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Métodos de Avaliação
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Bibliografia
David\tBarnes\t&\tMichael\tKölling; Objects\tFirst\twith\tJava, Pearson\tEducation\tLimited,, 2020
Sierra,\tKathy,\tand\tBert\tBates.; Head first\t java, O'Reilly\tMedia, 2020
Detalhes do curso
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Código
BINF032
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Modo de Ensino
PRESENCIAL
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ECTS
5.0
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Duração
Semestral
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Horas
8h Orientação Tutorial
30h Práticas e Laboratórios
30h Teórico-Práticas