Back

Portfólio

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    O Curso de Bioinformática é um curso que resulta da conjugação de esforços de 4 escolas do IPS. Assim, faz


    sentido que no plano curricular exista uma UC de carater multidisciplinar e agregadora de diferentes saberes. Esta


    UC, com 5 ECTS, surge no 5º semestre do curso com uma componente TP e maioritariamente OT, é


    operacionalizada através de um sistema de tutorias que acompanha e apoia o percurso do estudante.


    O objetivo geral é permitir ao estudante construir um percurso de aprendizagens específico, garantindo o


    reconhecimento de aprendizagens e de competências adquiridas em diversos contextos e situações - de natureza


    científica, académica, profissional e social - desde que reconhecidas como significativas, relevantes e pertinentes


    no âmbito das competências desejáveis para os licenciados do curso. Estas atividades podem ser desenvolvidas


    ao longo de todo o curso (estágios extracurriculares, projetos de investigação ou outros, etc) ou serem


    estruturadas somente neste 5º semestre.


    Não Aplicável

  • Métodos de Ensino

    As metodologias de ensino-aprendizagem seguem um modelo de tutorias. Os tutores valorizaram as estratégias de autoformação dos estudantes, motivando-os a procurar e desenvolver, fora do contexto letivo, atividades  relevantes e diversificadas, que proporcionem um enriquecimento pessoal, social e profissional.


    Os estudantes são distribuídos por tutores (RUC e coordenadores de curso) numa organização definida pelo RUC.


    Cada tutor terá de acompanhar de perto o percurso de cada estudante, auxiliando-os e avaliando-os. Cada estudante deve elaborar um plano de intervenção (atividades, calendarização, objetivos e competências) que deverá ser negociado com o seu tutor e poderá incluir atividades realizadas em semestres anteriores.


    A avaliação considera o plano de intervenção, um portfolio (80%) sobre todas as atividades realizadas e contendo uma reflexão crítica em termos pessoais e profissionais e apresentação oral de Portfólio (20%)


    Esta UC não aceita avaliação em exame

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    O conteúdo programático desta UC varia de estudante para estudante, dado ser o resultado das atividades escolhidas pelo próprio e realizadas após validação da equipa docente ao serem reconhecidas como significativas e pertinentes no âmbito das competências desejáveis para o licenciado em Bioinformática no IPS.


    Apresentam-se como exemplo um conjunto de atividades passíveis de serem realizadas em contextos como:


    • Participação em projetos (Eco-Escolas, DEMOLA, iLivingLabs, etc), realização de cursos de curta duração (nacionais ou internacionais), cursos de formação profissional, intercâmbios nacionais e internacionais, estágios extracurriculares, etc


    • Organização de eventos, participação em conferências, encontros, seminários, workshops, etc.; Atividades  realizadas no âmbito de associação de estudantes, conselho pedagógico, assembleia de representantes, etc.


    • Atividades de voluntariado, etc.

  • Demonstração de conteúdos

    -

  • Demonstração da metodologia

    -

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

  • Bibliografia

    Helen Chen; Talks Learning Portfólios
    Alves, Mariana; Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias, Ed. UIED, FCT-UNL,, 2010
    Pereira, A., Cibele, C., Rodrigues, M. R., & Jesus, M.; valorização e promoção das experiências pedagógicas extracurriculares., Universidade de Lisboa., 2016 (In P. R. Pinto (Ed.), CNaPPES 2016Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 65–70))
    Pires, Ana; Educação e Formação ao Longo da Vida: um estudo dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de competências., FCT/FCG, Lisboa, 2005
    Revista Mediações - Volume 2, nº 2; Educação Formal, Não-formal e Informal: transversalidades e interrelações., 2014 (http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/issue/view/9)
    Rodrigues, M. R., Pereira, A., & Santos, L.; Valorização de experiências pedagógicas extracurriculares: Perceção dos alunos, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 65– 70).Instituto Politécnico de Setúbal., 2018

  • Código

    BINF034

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    5.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    15h Orientação Tutorial

    8h Teórico-Práticas

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

Este site utiliza cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e permitem funcionalidades como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as suas preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.