
Portfólio
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Conhecimentos de Base Recomendados
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Objetivos
O Curso de Bioinformática é um curso que resulta da conjugação de esforços de 4 escolas do IPS. Assim, faz
sentido que no plano curricular exista uma UC de carater multidisciplinar e agregadora de diferentes saberes. Esta
UC, com 5 ECTS, surge no 5º semestre do curso com uma componente TP e maioritariamente OT, é
operacionalizada através de um sistema de tutorias que acompanha e apoia o percurso do estudante.
O objetivo geral é permitir ao estudante construir um percurso de aprendizagens específico, garantindo o
reconhecimento de aprendizagens e de competências adquiridas em diversos contextos e situações - de natureza
científica, académica, profissional e social - desde que reconhecidas como significativas, relevantes e pertinentes
no âmbito das competências desejáveis para os licenciados do curso. Estas atividades podem ser desenvolvidas
ao longo de todo o curso (estágios extracurriculares, projetos de investigação ou outros, etc) ou serem
estruturadas somente neste 5º semestre.
Não Aplicável -
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino-aprendizagem seguem um modelo de tutorias. Os tutores valorizaram as estratégias de autoformação dos estudantes, motivando-os a procurar e desenvolver, fora do contexto letivo, atividades relevantes e diversificadas, que proporcionem um enriquecimento pessoal, social e profissional.
Os estudantes são distribuídos por tutores (RUC e coordenadores de curso) numa organização definida pelo RUC.
Cada tutor terá de acompanhar de perto o percurso de cada estudante, auxiliando-os e avaliando-os. Cada estudante deve elaborar um plano de intervenção (atividades, calendarização, objetivos e competências) que deverá ser negociado com o seu tutor e poderá incluir atividades realizadas em semestres anteriores.
A avaliação considera o plano de intervenção, um portfolio (80%) sobre todas as atividades realizadas e contendo uma reflexão crítica em termos pessoais e profissionais e apresentação oral de Portfólio (20%)
Esta UC não aceita avaliação em exame
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Estágio(s)
Não
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Programa
O conteúdo programático desta UC varia de estudante para estudante, dado ser o resultado das atividades escolhidas pelo próprio e realizadas após validação da equipa docente ao serem reconhecidas como significativas e pertinentes no âmbito das competências desejáveis para o licenciado em Bioinformática no IPS.
Apresentam-se como exemplo um conjunto de atividades passíveis de serem realizadas em contextos como:
• Participação em projetos (Eco-Escolas, DEMOLA, iLivingLabs, etc), realização de cursos de curta duração (nacionais ou internacionais), cursos de formação profissional, intercâmbios nacionais e internacionais, estágios extracurriculares, etc
• Organização de eventos, participação em conferências, encontros, seminários, workshops, etc.; Atividades realizadas no âmbito de associação de estudantes, conselho pedagógico, assembleia de representantes, etc.
• Atividades de voluntariado, etc.
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Demonstração de conteúdos
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Demonstração da metodologia
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Docente(s) responsável(eis)
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Métodos de Avaliação
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Bibliografia
Helen Chen; Talks Learning Portfólios
Alves, Mariana; Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias, Ed. UIED, FCT-UNL,, 2010
Pereira, A., Cibele, C., Rodrigues, M. R., & Jesus, M.; valorização e promoção das experiências pedagógicas extracurriculares., Universidade de Lisboa., 2016 (In P. R. Pinto (Ed.), CNaPPES 2016Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 65–70))
Pires, Ana; Educação e Formação ao Longo da Vida: um estudo dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de competências., FCT/FCG, Lisboa, 2005
Revista Mediações - Volume 2, nº 2; Educação Formal, Não-formal e Informal: transversalidades e interrelações., 2014 (http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/issue/view/9)
Rodrigues, M. R., Pereira, A., & Santos, L.; Valorização de experiências pedagógicas extracurriculares: Perceção dos alunos, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 65– 70).Instituto Politécnico de Setúbal., 2018
Detalhes do curso
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Código
BINF034
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Modo de Ensino
PRESENCIAL
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ECTS
5.0
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Duração
Semestral
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Horas
15h Orientação Tutorial
8h Teórico-Práticas