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Química Orgânica

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    Pretende-se que o estudante se familiarize com fórmulas, estruturas, nomenclatura e conceitos básicos no domínio da Química Orgânica. Reconheça a importância, numa dada molécula, do papel e distribuição dos eletrões que podem intervir nas reações orgânicas. Classifiquem as reações dos compostos orgânicos. Compreendam as reações químicas e justifiquem através do mecanismo os fatos ocorridos. Apliquem o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetem os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica. Adquiram o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica. Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho.

  • Métodos de Ensino

    A metodologia de ensino recorre à exposição dos conteúdos programáticos da UC, nas aulas teóricas, com recurso suporte informático (slides powerpoint), que são cedidos aos estudantes. Na componente prática da UC, são dadas fichas com exercícios práticos para resolução em contexto de sala de aula. São ainda propostas atividades de apoio ao estudo e à consolidação dos conhecimentos adquiridos na forma de trabalhos, nomeadamente a elaboração de tabelas resumo.
    Para além disso o tempo de orientação tutorial (parte do horário de dúvidas), o qual serve para os estudantes fazerem alguns exercícios extra ou trabalhos/projetos.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    1. Introdução: Grupos funcionais e regras IUPAC. Conceitos básicos.
    2. Alcanos e cicloalcanos: Introdução. Análise conformacional. Reações.
    3. Estereoquímica: Quiralidade e Simetria. Especificação de configuração. Atividade ótica e Racemização.
    4. Halogenetos de alquilo: Introdução. Substituição nucleófila. Eliminação.
    5. Alcenos e alcinos: Introdução. Reações de hidrogenação e de adição. Dienos conjugados. Ressonância - adição. Polimerização.
    6. Aromáticos: Aromaticidade. Estabilidade e propriedades. Substituição eletrófila – mecanismo e substituintes.
    7. Compostos de carbonilo e carboxilo: a) Aldeídos e cetonas. Introdução. Reações. b) Ácidos carboxílicos. Reações. Derivados de ácidos carboxílicos e suas reações
    8. Compostos de relevância biológica.

  • Demonstração de conteúdos

    Nesta UC objetiva-se que os estudantes adquiram conhecimento básicos de química orgânica, de modo a adquirirem uma formação consolidada numa área de grande importância e aplicação a nível industrial. Neste sentido, o conteúdo programático encontra-se estruturado de modo a abordar os pontos básicos da química orgânica: no início a estrutura dos compostos orgânicos, os principais grupos funcionais e regras de nomenclatura, e de seguida, com um aumento gradual da complexidade, os principais tipos de compostos orgânicos/grupos funcionais: as suas propriedades e reatividade (como podem ser sintetizados e que reações podem realizar), descrevendo-se, sequencialmente, os principais mecanismos de reações orgânicas (substituição, eliminação, adição). O programa aborda ainda técnicas espetroscópicas típicas para caracterização/identificação de compostos orgânicos, e os aspetos da geometria molecular e estereoespecificidade típica dos compostos orgânicos.

  • Demonstração da metodologia

    Nesta unidade curricular objetiva-se que os estudantes adquiram conhecimento básicos de química orgânica, de modo a adquirirem uma formação consolidada numa área de grande importância e aplicação a nível industrial. Estes conteúdos básicos para serem apreendidos com rigor pelos estudantes, deverão ser lecionados de forma sólida e consistente, necessitando para o efeito que os conceitos básicos, que na química orgânica são inúmeros, sejam explanados convenientemente. Consequentemente é necessário que estes conteúdos sejam lecionados por exposição em aulas teóricas. Para que os conhecimentos sejam consolidados é necessário que um número apreciável de resoluções de problemas aplicados seja realizado pelo docente e individualmente pelos estudantes, sendo esta a razão e finalidade das aulas de natureza prática. Os trabalhos a realizar pelo estudante autonomamente, têm ainda a finalidade de fomentar o estudo e a
    apreensão de alguns conteúdos teóricos. Estes trabalhos constituem-se como elaboração de tabelas resumo de segmentos de matéria de forte componente de memorização, tais como regras de
    nomenclatura.

     

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

  • Bibliografia

    1 - Organic Chemistry, T.W. Graham Solomons and Craig B. Fryhle, 10th edition, John Wiley & Sons, ISBN-10: 0470524596, 2011
    2 - Química Orgânica, Robert Morrison e Robert Boyd, Fundação Gulbenkian, 15ª edição, ISBN-13:9789723105131, 2009
    3 - Introduction to Organic Chemistry, William H. Brown and Thomas Poon, John Wiley & Sons; 3rd Edition, ISBN-10: 0471444510, 2004
    4 - Guia Iupac para a Nomenclatura de Compostos Organicos, SPQ, LIDEL, ISBN-13: 9789727571505, 2002
    5 - Organic Chemistry, Jonathan Clayden, Nick Greeves, Stuart Warren and Peter Wothers, OUP Oxford, ISBN-10: 0198503466, 2001

  • Código

    BINF012

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    5.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    7.5h Orientação Tutorial

    30h Teóricas

    30h Teórico-Práticas

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

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