Back

Empreendedorismo

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    Conhecimentos básicos de gestão, marketing e finanças

  • Objetivos

    . Adquirir um conhecimento concetual, profundo e especializado sobre Empreendedorismo.


    . Compreender de forma crítica as teorias e os princípios sobre Empreendedorismo.


    . Conceber soluções criativas e inovar quer num contexto de criação de novas empresas, quer em empresas já existentes.


    . Resolver problemas complexos e imprevisíveis relacionados com ambientes empresariais.


    . Aplicar ferramentas de planeamento estratégico para a criação e desenvolvimento de novos negócios.


    . Desenvolver planos de negócio para a criação de empresas.


    . Assumir responsabilidades pelo desenvolvimento individual e coletivo enquanto empreendedor por conta própria ou por conta de outrem.


    . Desenvolver autonomia no que concerne à tomada de decisões e resolução de problemas num contexto de criação da própria empresa ou de empresas já existentes de forma proactiva, inovadora gerando valor sustentável.



    • Consolidação dos conhecimentos sobre empreendedorismo, inovação, crescimento económico e competitividade

    • Consolidação dos temas contemporâneos do intraempreendedorismo, empreendedorismo social, empreendedorismo jovem

    • Conhecer as etapas do processo empreendedor

    • Identificar áreas de negócio e promover a criação do autoemprego

    • Desenvolver capacidade para gerar um autoemprego e/ou melhorar a empregabilidade e proatividade nas organizações

    • Desenvolver a criatividade, inovação e autonomia

    • Desenvolver um espírito crítico e responsabilidade

  • Métodos de Ensino

    Método expositivo-participativo na apresentação dos conceitos teóricos. Método de resolução e discussão de casos e trabalho em grupo

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    1. Uma perspetiva global do empreendedorismo
    1.1. Empreendedorismo e inovação: teoria e perspetivas
    2. Empreendedorismo: o papel do empreendedor
    3. Ambientes que favorecem o empreendedorismo, inovação e desenvolvimento económico
    3.1. Empreendedorismo e desenvolvimento económico
    3.2. Inovação: um imperativo para empreendedorismo de longa duração
    3.3. Ambientes externos que favorecem o empreendedorismo
    3.4. Políticas públicas que promovem o empreendedorismo
    3.5. Empreendedorismo e métricas de inovação
    4. Empreendedorismo social
    4.1. Abordagens ao empreendedorismo social
    4.2. O papel do empreendedor social
    4.3. Métricas no empreendedorismo social
    4.4. A importância dos temas sociais nas empresas sem fins lucrativas: a emergência do mercado de capital social
    4.5. O que é a inovação social empresarial?
    5. Organizações empreendedoras e empreendedorismo empresarial
    5.1. Intenções empreendedoras em organizações já estabelecidas
    5.2. Perfil do intrapreneur 
    5.3. Organizações empreendedoras
    5.4. Empreendedorismo empresarial: empresas maduras também pretendem ser empreendedoras?
    5.5. Criar uma cultura de empreendedorismo empresarial
    5.6. Características da liderança e empreendedorismo empresarial
    6. O processo do empreendedorismo
    6.1. Identificação de oportunidade e avaliação
    6.2. Planeamento do negócio
    6.3. Determinar e mobilizar recursos
    6.4. Gerir e garantir a sustentabilidade do negócio
    7. Educação para o empreendedorismo
    7.1. Educação para o empreendedorismo

  • Demonstração de conteúdos

    -

  • Demonstração da metodologia

    -

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

  • Bibliografia

    Carvalho, L. e Costa, T. (2015), ; Empreendedorismo Uma Visão Global e Integradora, Silabo, 2015

  • Código

    BINF027-S-0-4,5

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    4.5

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    8h Orientação Tutorial

    45h Teórico-Práticas

Visão Geral da Privacidade
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTBarreiro/IPS

Este site utiliza cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e permitem funcionalidades como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as suas preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.