
Empreendedorismo
-
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de gestão, marketing e finanças
-
Objetivos
. Adquirir um conhecimento concetual, profundo e especializado sobre Empreendedorismo.
. Compreender de forma crítica as teorias e os princípios sobre Empreendedorismo.
. Conceber soluções criativas e inovar quer num contexto de criação de novas empresas, quer em empresas já existentes.
. Resolver problemas complexos e imprevisíveis relacionados com ambientes empresariais.
. Aplicar ferramentas de planeamento estratégico para a criação e desenvolvimento de novos negócios.
. Desenvolver planos de negócio para a criação de empresas.
. Assumir responsabilidades pelo desenvolvimento individual e coletivo enquanto empreendedor por conta própria ou por conta de outrem.
. Desenvolver autonomia no que concerne à tomada de decisões e resolução de problemas num contexto de criação da própria empresa ou de empresas já existentes de forma proactiva, inovadora gerando valor sustentável.
- Consolidação dos conhecimentos sobre empreendedorismo, inovação, crescimento económico e competitividade
- Consolidação dos temas contemporâneos do intraempreendedorismo, empreendedorismo social, empreendedorismo jovem
- Conhecer as etapas do processo empreendedor
- Identificar áreas de negócio e promover a criação do autoemprego
- Desenvolver capacidade para gerar um autoemprego e/ou melhorar a empregabilidade e proatividade nas organizações
- Desenvolver a criatividade, inovação e autonomia
- Desenvolver um espírito crítico e responsabilidade
-
Métodos de Ensino
Método expositivo-participativo na apresentação dos conceitos teóricos. Método de resolução e discussão de casos e trabalho em grupo
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
1. Uma perspetiva global do empreendedorismo
1.1. Empreendedorismo e inovação: teoria e perspetivas
2. Empreendedorismo: o papel do empreendedor
3. Ambientes que favorecem o empreendedorismo, inovação e desenvolvimento económico
3.1. Empreendedorismo e desenvolvimento económico
3.2. Inovação: um imperativo para empreendedorismo de longa duração
3.3. Ambientes externos que favorecem o empreendedorismo
3.4. Políticas públicas que promovem o empreendedorismo
3.5. Empreendedorismo e métricas de inovação
4. Empreendedorismo social
4.1. Abordagens ao empreendedorismo social
4.2. O papel do empreendedor social
4.3. Métricas no empreendedorismo social
4.4. A importância dos temas sociais nas empresas sem fins lucrativas: a emergência do mercado de capital social
4.5. O que é a inovação social empresarial?
5. Organizações empreendedoras e empreendedorismo empresarial
5.1. Intenções empreendedoras em organizações já estabelecidas
5.2. Perfil do intrapreneur
5.3. Organizações empreendedoras
5.4. Empreendedorismo empresarial: empresas maduras também pretendem ser empreendedoras?
5.5. Criar uma cultura de empreendedorismo empresarial
5.6. Características da liderança e empreendedorismo empresarial
6. O processo do empreendedorismo
6.1. Identificação de oportunidade e avaliação
6.2. Planeamento do negócio
6.3. Determinar e mobilizar recursos
6.4. Gerir e garantir a sustentabilidade do negócio
7. Educação para o empreendedorismo
7.1. Educação para o empreendedorismo -
Demonstração de conteúdos
-
-
Demonstração da metodologia
-
-
Docente(s) responsável(eis)
-
-
Métodos de Avaliação
-
Bibliografia
Carvalho, L. e Costa, T. (2015), ; Empreendedorismo Uma Visão Global e Integradora, Silabo, 2015
Detalhes do curso
-
Código
BINF027-S-0-4,5
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
4.5
-
Duração
Semestral
-
Horas
8h Orientação Tutorial
45h Teórico-Práticas