Resistência de Materiais
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
Os métodos de ensino podem tipificar-se como de aprendizagem ativa, combinando sessões presenciais com sessões â distância, síncronas e assíncronas, adequadas ao ensino de engenharia, que permitirão aos estudantes a aquisição de competências e conhecimentos básicos no domínio estruturas, nomeadamente avaliar esforços e deformações em estruturas isostáticas, e calcular tensões em secções transversais.
-
Métodos de Ensino
As aulas de apresentação de conteúdos teóricos e seus exemplos introdutórios de aplicação serão desenvolvidas num formato síncrono, pretendendo-se que as mesmas fiquem gravadas e disponíveis para o acesso aos estudantes, durante todo o semestre. Complementarmente, em formato assíncrono, serão disponibilizados quizzes e lessons em ambiente moodle, onde se pretende que, de forma interativa, os estudantes consolidem os conhecimentos adquiridos em formato síncrono. As aulas presenciais desenvolvem-se numa perspetiva de aprendizagem ativa, procedendo-se à aplicação prática dos conceitos apreendidos, em problemas mais complexos, que constituirão a base de conhecimentos dos estudantes para a análise de estruturas reais e seu dimensionamento. Será ainda realizada uma aula de laboratório, onde se procede ao ensaio de tração de um varão de aço de construção, possibilitando a identificação do comportamento elasto -plástico deste material, bem como das suas propriedades mecânicas. Esta forma de ensino enquadra-se com a aprendizagem ativa, suportada em sessões presenciais e sessões à distância.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
1. FORÇAS DISTRIBUÍDAS: CENTROIDES E CENTROS DE MASSA (9 horas)
2. ANÁLISE DE ESTRUTURAS (7 horas)
3. DIAGRAMAS DE ESFORÇOS INTERNOS EM PEÇAS LINEARES (19 horas)
4. FORÇAS DISTRIBUÍDAS: MOMENTOS DE INÉRCIA (9 horas)
5. ELASTICIDADE (14 horas)
6. FLEXÃO (13 horas)
7. CORTE (10 horas)
8. TORÇÃO (9 horas) -
Demonstração de conteúdos
Para que os estudantes consigam avaliar esforços em estruturas é necessário que adquiram o conceito de forças interiores, e que as saibam determinar, através do equilíbrio de corpo rígido em elementos, ou partes de elementos, da estrutura e do equilíbrio dos nós nas ligações entre elementos, ou partes de elementos. Além disso, é necessário que saibam determinar resultantes de forças distribuídas e seus pontos de aplicação. Para que consigam avaliar deformações em estruturas isostáticas, é necessário que tenham conhecimentos de elasticidade e de geometria de massas. A determinação de tensões em secções transversais pressupõe o conhecimento do tipo e distribuição de tensões associado a cada um dos esforços internos.
-
Demonstração da metodologia
O método de ensino ativo assegura que os estudantes estão envolvidos no acompanhamento dos conteúdos ministrados, quer na realização dos exercícios planeados para a aplicação dos conceitos teóricos. Tratando-se de uma unidade curricular em que se pretende que o estudante adquira competências de base para a aprendizagem na área de Estruturas, de um curso de Engenharia Civil, a realização de exercícios práticos e de ensaios laboratoriais é fundamental. Pretende-se, além disso, introduzir a utilização de ferramentas informáticas de cálculo automático de estruturas e aprofundar o espírito crítico dos estudantes, confrontando-os com a necessidade de constante avaliação dos cálculos efetuados, garantindo a correção das soluções encontradas.
-
Docente(s) responsável(eis)
-
-
Bibliografia
Rui Neves; Resistência de Materiais I, ESTB/IPS, 2013 Rui Neves; Resistência de Materiais II, ESTB/IPS, 2013 Dinar Camotim; Apontamentos de Tracção e Compressão, IST, 2009 Ferdinand Beer; Russell Johnston; John DeWolf ; Resistência dos Materiais, McGraw-Hill, 2006 Vitor Dias da Silva ; Mecânica e Resistência dos Materiais, ZUARI, 1999 Álvaro Azevedo; Mecânica dos Sólidos, FEUP, 1996 Artur Portela; Arlindo Silva ;Mecânica dos Materiais, Plátano, 1996 Carlos Moura Branco ; Mecânica dos Materiais, Fundação Calouste Gulbenkian, 1998 Eduardo Borges Pires; Dinar Camotin; Pedro Borges Dinis; Resistência de Materiais I. Apontamentos de flexão elástica de peças lineares, IST/UTL, 2010 Rodrigo Gonçalves; Resistência de Materiais II. Capítulo 4. Encurvadura de colunas, ESTBarreiro/IPS, 2007
Detalhes do curso
-
Código
01105352
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
7.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
45h Práticas e Laboratórios
45h Teórico-Práticas
