Biocombustíveis e Biorrefinaria
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
É objetivo desta unidade curricular fornecer aos alunos uma panorâmica geral das diferentes tecnologias de produção de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, bem como uma perspetiva do desenvolvimento atual e futuro das bioenergias. Pretende-se que os estudantes conheçam a origem e as principais características das biomassas utilizadas como matérias-primas na produção dos diferentes biocombustíveis em associação com as tecnologias de processamento empregue. Por último, pretende-se que os estudantes sejam capazes de efetuar cálculos relativamente simples relacionados com as operações unitárias envolvidas na produção dos biocombustíveis estudados.
-
Métodos de Ensino
Aulas teóricas baseadas na exposição dos temas pelo docente com auxílio de meios de apresentação com diapositivos disponibilizados previamente. Aulas teórico-práticas de resolução de exercícios numéricos ou de discussão de casos de estudo, com base em artigos científicos ou notícias da impressa geral, selecionados pelo docente.
A metodologia adotada vai ao encontro do modelo pedagógico previsto no IPS e na ESTBarreiro/IPS.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
1. Biocombustíveis de 1ª, 2ª e 3ª geração e principais matérias-primas.
2. Conceitos fundamentais relacionados com as bioenergias e contextualização do seu desenvolvimento, questões socio-ambientais da produção
dos biocombustíveis; Conceito de biorefinação e possibilidade de remediação ambiental por valorização energética de bio-resíduos;
3. Biocombustíveis sólidos: Processamentos termoquímico de biomassas: combustão, pirólise e gasificação de biomassas sólidas.
4. Biocombustíveis líquidos: Bioetanol; biodiesel, diesel verde" e hidrogenação de óleos vegetais;
5. Biocombustíveis gasosos: biogás, biometano e bio-hidrogénio; processamento de biomassas, de resíduos agro-industrias, resíduos sólidos urbanos e lamas de ETAR's.
6. O papel das biorrefinarias no processo de transição energética, e da descarbonização da economia.
7. Classificação de Biorrefinarias: plataformas, biomassas, processos de conversão e produtos.
8. Biorrefinarias de base industrial. Integração de processos e complexidade. Índice e perfil de complexidade de biorrefinarias.
9. Estudo de biorrefinarias à base de resíduos florestais. Borrefinarias de 2ª e 3ª geração.
10. Estudo do Plano Nacional para a Promoção de Biorrefinarias (PNPB). -
Demonstração de conteúdos
Nesta unidade curricular são abordadas algumas das tecnologias mais importantes de processamento de biomassas para a obtenção de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos. É introduzido o conceito de biorrefinnação como forma integrada de valorização de resíduos biomássicos, com redução de cargas ambientais e valorização energética e económica desses resíduos. São apresentadas, em separado, as tecnologias, as matérias-primas, as operações unitárias para obtenção dos principais combustíveis sólidos, líquidos e gasosos com potencial comercial ou com valor comercial já confirmado. Esta abordagem pretende contribuir para se alcançar o objetivo de aprendizagem de fornecer aos alunos uma panorâmica geral das tecnologias de produção de biocombustíveis, do seu estágio de desenvolvimento atual e das perspetivas do seu desenvolvimento futuro.
-
Demonstração da metodologia
Esta unidade curricular tem um caráter introdutório sobre uma temática tão vasta como a dos biocombustíveis, pensa-se que uma abordagem mista entre aulas teóricas clássicas baseada na exposição do docente, combinada com a resolução de exercícios ilustrativos e a discussão de assuntos de carácter social e ambiental através de aulas tipo seminário poderá ser a forma mais entusiasmante de transmitir a matéria. Por outro lado, a resolução de trabalhos de casa e o desenvolvimento de um pequeno projeto nos moldes da metodologia "Project Basic Learning" poderá ajudar a consolidação dos conhecimentos aquiridos e o desenvolvimento desse entusiasmo, fundamental ao processo de estudo aprendizagem.
A resolução esporádica de minitestes pode permitir aos alunos fazer uma autoavaliação do grau de assimilação dos conteúdos, permitindo assim, um controlo mais consciente do referido processo de estudo-aprendizagem pelo próprio aluno. Deve-se referir brevemente que a metodologia pedagógica do Project Basic Learnig assenta na execução por grupos de alunos de projetos de maior ou menor extensão que visam responder a problemas concretos do "mundo real", evidentemente, a uma escala laboratorial ou pequena, potenciando atitudes e capacidades muito importantes para a aprendizagem e a atividade do futuro tecnólogo, tais como: capacidade de pesquisa e resolução de problemas, trabalho em equipa e entusiasmo na aprendizagem e estudo. Como exemplo, no caso concreto desta UC, poder-se-á colocar o problema nos seguintes termos: "produzir ao longo do semestre 5 litros de biodiesel com qualidade suficiente para ser incorporado numa mistura tipo B10, a partir de óleos de cozinha esgotados" -
Docente(s) responsável(eis)
-
-
Bibliografia
1. R. Farias, “Introdução aos Biocombustíveis”, Editora Ciência Moderna, Brasil, 1ª ed. 2010, ISBN: 857-3-939-486;
2. E.E.S. Lora, O.J. Venturini, “Biocombustíveis” (2 volumes), Editora Interciência, Brasil, 2012, ISBN 857-1-93228;
3. L.A. Barbosa, E.E.S. Lora, E.O. Gomez (org.), “Biomassa para energia”, Unicamp, Brasil, 2008, ISBN 852 6 807838;
4. G. Knothe, J. von Kerpen, J. Krahl, L.P. Ramos, “Manual do Biodiesel”, Edoitora Blucher, Brasil, 2006, 852 1 294051;
5. D.M. Mousdale, Biofuels - Biotechnology, Chemistry and Sustainable Development, CRC Press, Taylor and Francis Group, 2008, ISBN-13:978-1-4200-5124-7
6. A. Scragg, Biofuels - Production, Application and Development, CABI, ISBN 978-1-84593-592
Detalhes do curso
-
Código
01104554
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
6.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
7.5h Orientação Tutorial
45h Teóricas
30h Teórico-Práticas
