
OFF-Atividades no âmbito das “Engenheiras por um dia”
A ESTBarreiro/IPS, enquanto membro ativo do projeto "Engenheiras por um dia" tem desenvolvido várias atividades que levam a Ciência, a Engenharia e a Tecnologia a várias escolas secundárias da região a Sul e a Norte de Lisboa.
No dia 10 de fevereiro, construiram-se pontes com esparguete no Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, onde cerca de 50 estudantes se empenharam em contruir a ponte com maior resistência à carga. Das pontes construidas a vencedora resistiu até 4,5 kg de carga.
No dia 25 de fevereiro, foi a vez dos estudantes da Escola Secundária Augusto Cabrita (cerca de 24), no Barreiro, extrairem DNA do morango e visualizarem o DNA em gel de agarose sob luz UV.
No dia 2 de março, 50 estudantes da Escola Secundária S. Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha tiveram a oportunidade de produzir Biodiesel e de perceber a necessidade de se procurarem novas fontes energia e de combustível mais sustentáveis para o futuro.
O Projeto "Engenheiras por um dia" implementado como experiência-piloto em 2017-2018 e criado no quadro da Agenda para a Igualdade no Mercado de Trabalho e nas Empresas no eixo estruturante de combate à segregação de homens e mulheres em determinadas áreas profissionais, destina-se às/aos estudantes do ensino secundário e do 3º ciclo, e tem como objetivo combater os estereótipos de género na educação, opções escolares, formativas e profissionais. No caso dos cursos científico-tecnológicos, promover a opção pelas engenharias e tecnologias, descontruindo a ideia de que estas são de domínio masculino.
