Apresentação

A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS) é uma instituição de ensino superior público, integrada no Instituto Politécnico de Setúbal.

Presentemente, a ESTBarreiro/IPS ministra formações nas áreas das Engenharias e Tecnologias em Cursos pós-secundários, Licenciaturas, Mestrados, Pós-graduações e outras atividades de formação.

A ESTBarreiro/IPS foi criada em 1999, onde funcionou no Bairro Operário da CUF, mais precisamente nas instalações que pertenciam à “Antiga Escola Primária da CUF”, que foram reabilitadas na sua totalidade para receber a ESTBarreiro/IPS.

O aumento da oferta formativa aliada à necessidade de qualificar o seu ensino e requalificar as suas atividades, tornaram imperativo a mudança para as novas instalações, inauguradas no ano de 2007. Desta forma, a oferta formativa foi alargada e melhorada, permitindo aos discentes usufruírem de um ensino de qualidade em condições de excelência.

As novas instalações foram desenhadas à medida das formações ministradas, sobretudo no que aos laboratórios diz respeito, uma vez que foram concebidos para desenvolvimento de aulas e investigação nas áreas de conhecimento da ESTBarreiro/IPS. Para além disso, estas instalações receberam o Prémio Internacional de Arquitetura no ano de 2009, atribuído pelo Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design, tendo sido igualmente reconhecidas pela revista Única do semanário Expresso como um dos edifícios de culto da década no ano de 2009.

A ESTBarreiro/IPS tem-se constituído como uma Escola de Ensino Superior de qualidade, cujas formações possuem planos de estudo adequados e ajustados e docentes altamente qualificados para os ministrar, tal como tem sido reconhecido por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior na acreditação dos ciclos de estudos submetidos a avaliação.

Despachos