
ESTBarreiro oferece formação em Tecnologias Avançadas de Construção
- Categorias CTeSP, Engenharia e Tecnologia, Ensino Superior, Notícias, Parcerias, Tecnologia
- Data 11/07/2025
Formação é totalmente financiada pelo Grupo Casais e tem emprego garantido
A partir do próximo ano letivo, 2025/2026, a oferta formativa da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do Politécnico de Setúbal, vai incluir o Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias Avançadas de Construção. O curso terá a formação de 2 anos, e será lecionado nas instalações da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa. As candidaturas decorrem entre 12 de julho e 12 de agosto.
Esta formação é dirigida a estudantes que tenham terminado o ensino secundário ou profissional, bem como a adultos que, trabalhando ou não na área da construção civil, queiram requalificar-se ou atualizar os seus conhecimentos, de acordo com as novas oportunidades tecnológicas.
O Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias Avançadas de Construção está vocacionado para as exigências emergentes de qualificação de recursos humanos no apoio às atividades do setor da Construção Civil e Obras Públicas, nomeadamente no domínio da tecnologia BIM.
A tecnologia BIM, ou Modelagem da Informação da Construção, é um processo e tecnologia que envolve a criação e gestão de modelos digitais tridimensionais de um edifício ou infraestrutura, juntamente com informações associadas, ao longo de todo o ciclo de vida do projeto. É uma metodologia colaborativa que visa otimizar o projeto, construção e operação de empreendimentos.
Pelo seu caracter fortemente apoiado na componente digital, este curso representa uma expressiva evolução da na abrangência da oferta formativa na área da construção civil, prevendo-se que seja, inclusive, capaz de atrair para este setor jovens que até agora não o viam como uma possível opção de formação.
Concretamente, o Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias Avançadas de Construção pretende contribuir para a formação de quadros intermédios especializados, nomeadamente na região de Lisboa e Península de Setúbal, por forma a garantir uma melhoria da qualidade da construção e da competência técnica das empresas do setor.
Formação & Mercado de trabalho
Apesar desta tecnologia estar a entrar no mercado português com grande vigor, no estrangeiro já é uma realidade instalada. No entanto, tal como em várias áreas da construção civil, em Portugal, a falta de mão de obra qualificada está a revelar-se um entrave à aceleração do salto tecnológico que está a acontecer a nível global.
Nessa perspetiva, em estreita articulação com o tecido empresarial da região, o Politécnico de Setúbal, em concreto através da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, estabeleceu uma parceria com o Grupo Casais, para a criação deste curso que preenche as lacunas identificadas, «hoje», e para as quais não há resposta suficiente em termos de mão-de-obra disponível. Trata-se de formar trabalhadores para vagas abertas no presente e não no futuro.
O Grupo Casais, para além da qualidade de empregador, assume também o papel de formador e patrocinador nesta formação. O plano curricular foi desenhado com os inputs da empresa, de modo a corresponder na totalidade às necessidades do mercado, estando em cima da mesa a hipótese de alguns dos módulos serem, inclusive, lecionados por recursos especializados da Casais. Por outro lado, a empresa assegura o pagamento das propinas, fornece os computadores, e garante o estágio incluído no curso.
Não menos importante: no final do curso, os estudantes terão a oportunidade de integração na empresa.
Grupo Casais
O Grupo Casais é um dos maiores do setor da construção em Portugal e opera em 18 países. Atua há mais de 65 anos no setor da Engenharia e Construção, tendo vindo a ampliar a sua área de atuação nos últimos anos. Hoje, para além da Engenharia e Construção, o Grupo está presente nos setores das Especialidades e Indústria bem como Promoção e Gestão de Ativos.
Considerada pelos Prémios Construir, pela 6.ª vez, a Melhor Construtora em Portugal, a Casais conta com um know-how construído com mestria e rigor no mercado nacional e internacional. Mantém o cariz familiar, com que inicialmente foi criada, o que se traduz em mais de 65 anos de princípios estratégicos, éticos e profissionais que ditam o seu sucesso ao longo do tempo e nas diversas áreas de mercado, através de uma gestão racional e do cumprimento de prazos e objetivos.
O processo de internacionalização da Casais começou em 1994, com a entrada na Alemanha, sendo este um pilar da estratégia de crescimento orgânico, sustentado em alianças e parcerias locais. Atualmente, a internacionalização é a chave do desenvolvimento do Grupo, representando mais de 80% do volume de negócios global. Assente na adaptação à cultura local e privilegiando as parcerias estratégicas para uma presença sólida, a atuação do Grupo Casais estende-se a 18 mercados: Portugal, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi e Dubai), Espanha, Estados Unidos da América (Texas), França, Gana, Gibraltar, Holanda, Marrocos, Moçambique, Qatar, Reino Unido e Áustria. No entanto, da história da internacionalização do Grupo, constam outros países como a Argélia, Rússia, o Cazaquistão, a China e Cabo Verde.
O que é um Curso Técnico Superior Profissional
Os CTeSP são ciclos de estudos superiores que, embora não confira grau académico, contribui para a formação técnica especializada, assim como para a formação em contexto de trabalho. Têm uma duração de dois anos, com três semestres de aulas e um semestre de estágio.
Com 120 créditos ECTS, incluem disciplinas de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho, em que 70 por cento das horas de aulas das disciplinas de formação técnica são de aplicação prática, laboratorial ou oficinal, consoante o curso.
A conclusão com aproveitamento confere o diploma de técnico superior profissional.
Conhece o curso:
➡️ Curso detalhes – Escola Superior de Tecnologia do Barreiro – ESTBarreiro/IPS
Informações sobre candidaturas e formas de acesso:
➡️ Candidaturas – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
Mais informações:

Etiquetas:Construção Civil, CTeSP, Ensino Superior, Grupo Casais, Propinas