BUILD2050 | Multiplier Event 2

Nos próximos dias 25 e 26 de junho [2024], vai-se realizar em Bolonha, em formato híbrido, o evento multiplicador 2 do projeto BUILD2050. O encontro visa a disseminação e ampliação da rede de contactos do projeto BUILD2050 criado com o objetivo de ajudar, através da Formação Superior, a concretizar a meta da União Europeia, que pretende que em 2050 todos os novos edifícios sejam descarbonizados.

Para chegarmos ao panorama desejado, é fundamental que primeiro exista a formação de profissionais das áreas envolvidas, para que estes tenham conhecimentos das soluções disponíveis, de como as aplicar e quais os resultados que podem obter em cada uma das opções. É neste contexto que, em 2022, um consórcio de 6 instituições de Ensino Superior da UE se unem e, com fundos do programa Erasmus+ KA2, começam a trabalhar em conjunto, com o Politécnico de Setúbal no papel de coordenador.

Neste momento, o projeto já está no último ano e já concluiu os 8 cursos do piloto de formação previsto, 6 dos quais lecionados por docentes da ESTBarreiro, com um balanço de sucesso. Foi cumprido todo o planeamento inicial, sem grandes surpresas além da normal identificação de melhorias continuas, e os formandos que frequentaram os cursos consideraram-nos muito adequados, assente num métodos muito dinamico e valiosos para as suas práticas profissionais. Por outro lado, também foi muito satisfatório para o Politécnico de Setúbal ser o país com mais alunos inscritos (mais do dobro de Itália, o segundo país mais participativo). Entre os participantes, encontraram-se profissionais de Câmaras Municipais, de Agências de Energia e profissional liberais, de norte a sul do país.

Como anteriormente referido, o consórcio do Build2050 é composto por 6 instituições, que já tinham trabalhado em conjunto noutro projeto, também coordenado pelo IPS:

Politécnico de Setúbal (Portugal); Universidade de Bolonha e Politécnico Milão (Itália); Universidade de Atenas (Grécia); SGGW (Polónia); RUB (Alemanha).

Programa completo do evento já está disponível aqui(PDF) e, apesar da participação ser gratuita, a inscrição é obrigatória. Os interessados devem inscrever-se, até dia 23 de junho, através do link: Erasmus+ BUILD2050 - MULTIPLIER EVENT - DAY 1 - June 25, 2024 (google.com)

O dia 2 terá um alinhamento semelhante, mas em Italiano.

No site do projeto podem ser encontradas mais informações: www.build2050.ips.pt