Avaliação e Qualidade

Sistema Integrado de Gestão e Garantia da Qualidade (SIGGQ) visa contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo IPS, em particular no que se refere à oferta formativa e às atividades de investigação, desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia.
Considerando o definido na Política e no Manual da Qualidade, o SIGGQ segue uma abordagem por processos e inclui uma estrutura ajustada ao contexto organizacional, que identifica as responsabilidades dos órgãos e serviços, bem como o envolvimento e as responsabilidades dos/as estudantes e demais partes interessadas nos processos de garantia da qualidade.
Esta estrutura compreende uma Unidade de Coordenação, que articula a monitorização e a avaliação global do sistema com a Unidade de Melhoria Contínua do SIGGQ. O sistema inclui igualmente 6 unidades de melhoria contínua locais (nas 5 Escolas e nos Serviços de Ação Social), existindo igualmente Unidades de Gestão Científica e Pedagógica dos Ciclos de Estudos (Comissões de Acompanhamento e Avaliação), em cada uma das Escolas.

A Unidade de Melhoria Continua da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (UMC-ESTB) tem por objetivo garantir a implementação dos mecanismos e processos de qualidade previstos no SIGGQ, conforme descrito no Manual da Qualidade do IPS, em articulação com a Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) e com o Conselho para a Qualidade do IPS.

A UMC-ESTB é da responsabilidade máxima do Diretor da Escola que a coordena e composta por:

  • Diretor, ou alguém por sua nomeação
  • 3 docentes nomeados pelo Diretor
  • Trabalhador não-docente designado
  • Um estudante designado pela AAIPS
  • Um estudante, designado pelo Conselho Pedagógico

Despacho de nomeação dos membros da Unidade de Melhoria Contínua da Escola.
Despacho de nomeação dos Gestores de Processo Locais.

De acordo com os Estatutos do IPS, foram constituídas as Comissões de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos:

Relatório de Monitorização Pedagógica dos cursos de licenciatura e mestrado da ESTB/IPS - 2022-2023:

 

Relatório de Monitorização Pedagógica da ESTB/IPS - 2022-2023