Clube de Leitura | À conversa com Pacheco Pereira

No dia 20 de junho o Clube de Leitura regressa à Biblioteca da ESTBarreiro com a sessão "À conversa com Pacheco Pereira".

Esta conversa abordará o tema da Exposição aC/dC Tempos de Pandemia, patente na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, da autoria da Biblioteca e Arquivo Ephemera,

"... [A Ephemera é] um acervo privado constituído por três fontes principais: a biblioteca e papéis da família Pacheco Pereira, que se encontravam no seu grosso na posse de Álvaro Pacheco Pereira, falecido em 2012; a biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, cujas primeiras aquisições próprias datam de 1963; e um vasto conjunto de ofertas que vão desde bibliotecas inteiras a espólios completos, para além de muitos núcleos mais pequenos e um contínuo fluxo de materiais, comprados mas, na sua maioria, oferecidos.

É um acervo no seu conjunto generalista, mas com uma forte componente especializada na história política contemporânea, com materiais de arquivo e com colecções únicos em Portugal em certas áreas (como é o caso da colecção da Ephemera associada à actividade política). Os espólios mais importantes [...] permitem-me dizer que não é possível estudar muitos aspectos da história contemporânea portuguesa sem passar por aqui."

O Clube de Leitura é uma iniciativa das Bibliotecas IPS,  tendo uma periodicidade mensal, com início às 13h e a duração de cerca de 1h. O Clube de Leitura é direcionado para quem goste de ler, aberto a estudantes, trabalhadores docentes e não docentes, um espaço de fruição e partilha de experiências de leitura lúdica. Participe!