Conferência Jovens Investigadores

O projeto dos “Jovens Investigadores” consiste no desenvolvimento, pelos alunos do 12º ano da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, de pequenos trabalhos de investigação, sob a coorientação de um investigador/professor de uma Instituição Superior, durante todo o ano letivo e docentes de Biologia (docente Mónica Ribeiro) e Química (docente Ana Sofia Neves). Neste projeto para além de se desenvolverem os saberes lecionados de duas disciplinas, Biologia e Química, aplicados na prática, também permite aos estudantes desenvolverem algumas competências transversais, como pensamento crítico e resiliência, para além de colocar estes estudantes à prova, com a parceria com instituições de ensino superior.

Algumas das instituições de ensino superior envolvidas este ano letivo de 2021/2022, para além da ESTBarreiro/IPS, que tem tido uma participação assídua ao longo das várias edições do projeto, com a participação da profª Ana Gabriela Gomes, profª Natália Osório, profª Sónia Santos, Profª Marta Justino e profª Nilmara Dias, são, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC).

A sessão final, em género de mini-conferência, decorrerá nas instalações da ESTBarreiro, com a apresentação de um poster por cada grupo e corresponde à atividade de avaliação final deste projeto, no próximo dia 27 de maio das 9h às 12h30 (programa abaixo). Esta sessão conta com a presença dos professores/orientadores das instituições de ensino superior, bem como de alguns docentes da escola Alfredo da Silva. Os familiares e amigos estão igualmente convidados a estar presentes neste evento.

Programa:

9h00 - Receção aos participantes na apresentação da final “Jovens Investigadores” do ano letivo de 2021/2022.

9h20 - Abertura

9h30 - Início das apresentações pelos grupos de estudantes