Exposição "The Emotion Effect" | Afonso Tavares

Está disponível para visita, a exposição "The Emotion Effect" da autoria de Afonso Tavares, um jovem Barreirense, cuja cerimónia de inauguração decorreu no dia 6 de janeiro de 2023. Esta exposição é uma organização conjunta da Direção da ESTBarreiro e das Bibliotecas do IPS.

Afonso Cavaleiro Tavares tem 17 anos, frequenta o 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária de Santo André (ESSA), no Barreiro.

Quando era pequeno simplesmente não tinha muito interesse pelo desenho. Para ele estes não tinham vida ou significado. Com o início da escola, o contacto com os materiais fez despertar uma curiosidade para explorar os seus limites. Quando acabava o trabalho proposto pelo professor, pedia uma folha para fazer um desenho livre. Atualmente os seus desenhos traduzem as suas ideias e emoções. A grande maioria dos desenhos presentes nesta exposição foram realizados durante uma fase especial da sua vida, plena de mudança e crescimento interior.

“Foi com o lápis e as folhas de papel que fui aprendendo mais sobre quem eu sou. Ao mesmo tempo, poder mostrar ao mundo e principalmente àqueles que estão presos numa situação, que esta é uma forma que podem utilizar para dar a volta por cima. É uma forma de visualizar, aprender e evoluir.”

Às vezes, o que sentimos está muito confuso o que se traduz em tristeza, raiva ou ansiedade.

O Afonso quer transmitir a cada um de nós que o desenho é uma forma de expressão de sentimentos e emoções, que nos coloca alinhados com quem somos, abrindo novos caminhos.