Jornadas da Biotecnologia

Realizam-se nos dias 15, 16, 17, 18 e 19, as Jornadas de Biotecnologia, no âmbito das comemorações da 10º edição do curso. Este ano o tema é:

Jornadas de Biotecnologia – Do laboratório à sociedade

e tem como objetivo reforçar a proximidade entre empresas, institutos públicos e ensino superior, de dar a conhecer potenciais saídas profissionais aos estudantes e apresentar os diferentes processos desenvolvidos nas instituições convidadas.

As jornadas são especialmente dirigidas a estudantes e docentes do ensino superior nas áreas das Ciências Biológicas e Químicas, bem como a alunos do ensino secundário de cursos Científico-Humanístico e do ensino profissional nas áreas de Tecnologia dos Processos Químicos e Indústrias Alimentares.

A entrada é livre.

PROGRAMA:

15 de maio

10h30 | Sessão de abertura
10h45 | Sessão: Entre a química e a aprendizagem automática
(Moderadora: Susana Piçarra; Oradores: Inês Coimbra – Ascenza-Rovensa- De Biotecnologia para I&D de Formulações Híbridas; Carolina Paulo, Duarte Tomás, Daniel Máximo, Vasco Pais, Análise estatística de dados - Estudo morfológico de plantas)
11h45 | Intervalo
11h55 | Sessão: Entre a química e a aprendizagem automática (continuação)
(Moderador: Rui Antunes; Oradores: Tiago Rodrigues – FFUL - Aprendizagem automática para aceleração de estudos químicos e biológicos; Alberto Reis – LNEG - Produção de biocombustíveis com microalgas)
13h00 | Almoço
15h00 | Sessão: Biomassa Verde
(Moderadora: Isabel Sousa; Oradora: Sara Badenes – A4F– Downstream processing in microalgae production)
15h40 | Intervalo
16h00 | Show-Cooking – Sugestões para desperdício zero.

16 de maio

14h30 | Sessão: Alimentos e materiais do futuro
(Moderadora: Cláudia Coelho; Oradores: Gonçalo Costa – TheCricketFarming; Ricardo Baptista – ESTSetúbal - Produção de scaffolds cerâmicos para regeneração óssea por impressão 3D)

17 de maio

14h00 | Visitas de estudo
 (L.E.F., S.A. - LEFMEDPACKS – Alcácer-do-Sal;  SGL Carbon – Barreiro)
18h30 | Sessão: Tecnologias para a descarbonização
(Moderadora: Lurdes Gameiro; Oradores: Ricardo Gonçalves – Secil - Clean Cement Line: Revamping da linha 9 da Secil Outão; José Condeço – c5Lab Sustainable Construction Materials Association - Fotossíntese & Tecnologia CCU)

18 de maio

11h00 – 12h30 | Feira das Comunidades Educativas da Moita
(Biodiversidade no Parque das Salinas; Ciência Cidadã no Parque das Salinas)

19 de maio

10h00 – 15h00 | OpenLabs – Natália Osório e estudantes do CTeSP TLQB
14h30 | Sessão: Do Laboratório à indústria
(Moderadora: Fátima Serralha; Oradores: Rita Tavares – Hit-Group - Indústria alimentar: do tomate fresco ao produto final
Joana Raimundo – IPMA - Contaminantes em ecossistemas marinhos)
15h45 | Intervalo
16h00 | Sessão: Do Laboratório à indústria (continuação)
(Moderadora: Sónia Santos; Oradores: Elena Balboa - Arborea - Arborea: feeding the world without costing the earth - A presentation of our company and mission; Gonçalo Martins – Fima Olá - Microbiologia na indústria alimentar.)
17h15 | Entrega do prémio do Concurso de Desenho
17h30 | Sessão de encerramento
17h45 | Atuação da ESTBarTuna

Comissão Organizadora:

Sónia Santos (Coord. da Licenciatura em Biotecnologia)
Maria de Lurdes Gameiro (Coord. do Mestrado em Engenharia Biológica e Química)
Natália Osório (Coord. do CTeSP Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico)
Cláudia Coelho
Isabel Sousa