Aula Aberta | Sustentabilidade e Metrologia

Aula Aberta - Sustentabilidade e Metrologia
21 de maio | 11h – 12h | Anfiteatro 0.01

Integrada na Celebração do Dia Mundial da Metrologia, este ano com o tema - Medimos hoje para um amanhã sustentável, a Aula Aberta Sustentabilidade e Metrologia tem como objetivos sensibilizar para a importância da metrologia no contexto nacional e internacional, e alertar a sociedade para a relevância e a importância da medição na promoção de uma economia e um ambiente globais sustentáveis, considerando, em particular a medição da utilização de energia, incluindo as renováveis, nas indústrias, nos edifícios e nos transportes, bem como a gestão de recursos na agricultura, a identificação de fontes de poluição e a definição de metas para a proteção ambiental.

Nesta sessão contamos com o Doutor Carlos Costa, do Instituto Português da Qualidade, como orador convidado.

A celebração do Dia Mundial da Metrologia 2024, com o tema da Sustentabilidade, marca o reconhecimento oficial pela UNESCO do dia 20 de maio como o Dia Internacional da UNESCO. Esta designação abre novos caminhos para promover a Metrologia, alinhando-se com a missão da UNESCO de construir um mundo melhor através da ciência e da educação.