Eco-Escolas | Prémio bio e geodiversidade

O projeto de registo de bio e geodiversidade do campus do Barreiro, desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal, foi distinguido na edição deste ano do Eco-Escolas.

O projeto “A Bio e Geodiversidade da Minha Escola, promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em parceria com várias outras organizações não governamentais (ONGs) de ambiente, como a Quercus, A Rocha, Aspea, FAPAS, Geota, LPN e Sociedade Portuguesa de Botânica, distinguiu a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) com o 2.º lugar, no escalão 3, referente ao ensino secundário, profissional e superior.

A edição deste ano, que passou também a integrar a “Geodiversidade”, no seu título, contou com a participação de 236 escolas de todo o país, onde professores e estudantes exploraram e documentaram a bio e a geodiversidade existente nos seus estabelecimentos de ensino.

Inserida num campus onde é possível encontrar espaços exteriores com importante diversidade florística e faunística, a ESTBarreiro/IPS mobilizou 55 estudantes, do 1.º ano da licenciatura em Biotecnologia que, coordenados pelos docentes da unidade curricular de Biologia Geral, utilizaram os espaços exteriores para realizar a observação e caracterização de espécies existentes, aprofundar o conhecimento em termos da ecologia, biologia e conservação de algumas espécies (ou grupo de espécies) e conhecer a geologia e características do solo.

O trabalho, agora reconhecido, procurou também estimular a criatividade artística dos estudantes, através da elaboração de ilustrações de espécies e o reconhecimento de espaços verdes urbanos, procurando assim transmitir competências e técnicas específicas na recolha e identificação de organismos e análise do solo, incluindo a colheita de amostras e testes laboratoriais para caracterização do mesmo.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) que trabalha no sentido de encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O IPS tem renovado sucessivamente, desde 2019, o galardão em todas as suas cinco escolas superiores e, em 2022, conquistou a distinção de EcoCampus, válida por três anos, abrangendo os seus campi nas cidades de Setúbal e do Barreiro.

Fonte: DCRE | ips.pt