Engenharia Biológica e Química

Apresentação

O curso de mestrado em Engenharia Biológica e Química (MEBQ) encontra-se estruturado em dois ramos possibilitando, aos seus estudantes, a aquisição de competências mais específicas em Processos Biotecnológicos e em Processos Químicos.

O MEBQ é a resposta natural à procura de formação de 2.º ciclo, quer por parte dos recém-licenciados da Escola, quer por parte de profissionais das indústrias da região. Assim, a ESTBarreiro amplia a fileira formativa que tem vindo a criar na área da Engenharia Química e da Biotecnologia, com grande procura e com boa empregabilidade, reforçando os laços já existentes entre a Escola e as indústrias e empresas do setor.

Objetivos

O mestrado em Engenharia Biológica e Química tem como objetivo formar profissionais destinados a uma carreira na indústria, que exige sólidos conhecimentos em processos químicos e em processos biotecnológicos, para além da capacidade de desenvolvimento e de implementação de novas soluções e tecnologias. O perfil profissional do mestre aqui formado está orientado para as atividades específicas de intervenção preferencial mas não exclusiva na indústria biológica ou na indústria química, de acordo com a vertente de especialização de cada um dos ramos disponibilizados na formação. Não obstante, o mestre em Engenharia Biológica e Química possui uma sólida formação geral em ambas as áreas, assegurada por um forte tronco comum transversal a todo o plano curricular, que lhe permite encontrar e desenvolver soluções técnicas inovadoras para uma larga gama de problemas, em diferentes contextos profissionais, quer na área da Engenharia Química, quer na área Biotecnológica, quer em áreas de interface. Esta formação de banda larga permitirá formar profissionais capazes de responder aos vários desafios do mercado de trabalho competitivo e em constante inovação.

Saídas profissionais

Os Mestres em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS serão profissionais criativos e proativos e com capacidade para o trabalho em equipa e para a liderança, em setores tão diversificados como:

  • biotecnologia industrial;
  • indústrias química, petroquímica, têxtil, agroalimentar, cosmética ou farmacêutica;
  • controlo de qualidade;
  • investigação científica e desenvolvimento tecnológico;
  • consultadoria;
  • comercialização de produtos ou equipamentos.

Razões para a escolha do curso

O MEBQ permite aos estudantes o desenho do seu perfil de formação através de unidades curriculares de opção. Os alunos poderão conhecer as técnicas e os procedimentos mais recentes e inovadores utilizados nas Indústrias Farmacêuticas ou Alimentares ou adquirir competências transversais como Gestão de Organizações ou Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia.

No último semestre são facultados estágios ou projetos na indústria biotecnológica ou química ou em laboratórios de investigação científica. O corpo docente inclui profissionais de indústrias do setor ou de centros de investigação que colaboram na lecionação de Unidades Curriculares do ciclo de formação. As aulas são lecionadas em horário pós-laboral, o que permite uma conciliação com a atividade profissional.

Plano de estudos

Processos Biotecnológicos
Processos Químicos

Duração e total de créditos ECTS

120

Coordenador do curso

Maria de Lurdes Gameiro

Despacho de publicação em Diário da República

despacho n.º 655/2016

Propina anual

990 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas proposto na criação do curso

30

Condições de acesso e ingresso

  • Titulares do grau de licenciado em licenciatura em Biotecnologia, Engenharia do Ambiente, Engenharia Biológica, Engenharia Química ou afins;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESTBarreiro/IPS;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESTBarreiro/IPS;

Outras candidaturas

Unidades Curriculares Isoladas

Reconhecimento e Validação de Competências

Pré-requisitos

Não aplicável

Outra informação

Regulamento dos Mestrados
Relatório A3ES
Sistema de Avaliação