Engenharia Civil
Apresentação
O curso de Mestrado em Engenharia Civil, curso da ESTBarreiro/IPS em parceria com o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, está orientado para uma especialização de natureza profissional, permitindo o exercício da profissão na área da Engenharia Civil, de acordo com a posição pública assumida pela Ordem dos Engenheiros. O curso segue o modelo consagrado e com larga tradição no estrangeiro, nomeadamente no Reino Unido e Itália.
Regime: pós-laboral
Objetivos
Pretende-se que o profissional formado pela ESTBarreiro/IPS seja flexível, com uma visão global da Engenharia Civil e bem capacitado para o desempenho de atividades a diferentes níveis:
Execução - saber solucionar problemas de uma forma profissional através da aplicação dos conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
Coordenação - capacidade de fundamentar as soluções que preconizam e os juízos que emitem mediante a recolha, seleção e interpretação da informação relevante de uma forma integrada através da inclusão dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes para a análise;
Autoaprendizagem e desenvolvimento - possuírem metodologias e filosofias de aprendizagem que lhes permitam uma aquisição de conhecimentos ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, com o objetivo de se manterem atualizados e de possuírem uma visão cada vez mais alargada sobre os diferentes domínios da engenharia civil;
Conceção e inovação - conseguir aplicar os conhecimentos e a sua capacidade de compreensão na resolução de problemas em situações novas e não familiares, complexas, em contextos alargados, de informação limitada ou incompleta e multidisciplinares, e capacidade para mudar os princípios, métodos e técnicas de execução sujeitos a condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais.
O ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre assegura, em paralelo com o complemento à formação ministrada na Licenciatura, a especialização nas áreas de execução e construção de empreendimentos, em observância com o disposto no Decreto-lei 74/2006 que define as competências do mestre, artigo 15º, assim como das posições públicas assumidas pela Ordem dos Engenheiros.
Plano de estudos
Plano de estudos em vigor
Despacho de publicação em Diário da República
Diploma
O Diploma de Mestre será conferido após aprovação ao conjunto de unidades curriculares do ciclo de estudos, correspondendo a 120 créditos ECTS.
O Diploma de Especialização será conferido após a aprovação no conjunto de unidades curriculares do ciclo de estudos que não integram a dissertação de natureza científica, trabalho de projeto ou estágio, correspondendo a um conjunto de 78 créditos ECTS.
Acreditação
Relatório de autoavaliação
Acreditação A3ES
Saídas profissionais
O perfil profissional do Mestre formado pela ESTBarreiro/IPS é orientado para as seguintes atividades específicas de intervenção dos Engenheiros Civis:
- gerir, dirigir e fiscalizar de obras;
- assessoria técnica em empresas de construção civil;
- intervir, ao nível das estruturas autárquicas, na instrução de processos, acompanhamento, análise e fiscalização de obras e projetos;
- liderar ou integrar-se em equipas multidisciplinares;
- capacidade para criar e gerir empresas de construção civil;
- elaborar projetos de estruturas correntes de Engenharia Civil.
Razões para a escolha do curso
Perfil do curso flexível e ajustado às exigências do mercado de trabalho. Ensino de qualidade, suportado por boas instalações e laboratórios modernos. Corpo docente qualificado e motivado. Horário compatível com acumulação de atividade profissional.
Duração e total de créditos ECTS
2 anos | 120 créditos ECTS
Coordenador do curso
Delegado de curso para o ano 2022/2023
Wellington Silva (Delegado)
Ivo Costa (Subdelegado)
Comissão de Acompanhamento e Avaliação do curso
Despacho 015/23 de 9 de maio
Propina anual
871,52 euros (consulte regulamentação de propinas)
Número de vagas proposto na criação do curso
30
Condições de acesso e ingresso
Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado em Engenharia Civil:
- titulares do grau de licenciado em Engenharia Civil ou equivalente;
- titulares de um grau académico superior estrangeiro equivalente conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- titulares de um grau académico superior estrangeiro equivalente que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESTBarreiro/IPS;
- detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESTBarreiro/IPS.
Outras candidaturas
Unidades Curriculares Isoladas
- Consulte aqui as condições de acesso a Unidades Curriculares Isoladas
Reconhecimento e Validação de Competências
- Consulte aqui as condições de acesso ao Reconhecimento e Validação de Competências
Pré-requisitos
Não aplicável
Precedências
Não aplicável