Tomada de posse Diretor Pedro Neto 2023/27

No dia 21 de novembro, o Professor Doutor Pedro Neto tomou posse, naquele que será o seu segundo mandato como Diretor da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Tomaram posse, também, as subdiretoras que o acompanharão durante os próximos 4 anos. A cerimónia, que decorreu no auditório da ESTBarreiro, contando com a presença de várias entidades do distrito, parceiros com os quais trabalhamos regularmente, docentes, não docentes e estudantes.

O diretor eleito confessa que a decisão de voltar a assumir o rumo da Escola não foi tomada de ânimo leve e que foi ponderada até bem perto da data de apresentação da candidatura. Considerava como fator essencial sentir-se motivado e com algo a acrescentar ao trabalho feito até ao momento. E essa reflexão, que lhe permitiu não continuar apenas por ser a ordem natural e por poder exercer durante mais um mandato, mas sim com a certeza de que o trabalho dos últimos quatro anos é válido, acrescentou a ESTBarreiro e merece ser continuado.

Durante o seu discurso, os parceiros foram citados, cujo papel é absolutamente fundamental para o caminho que a ESTB/IPS tem construído; um caminho de valorização da Escola através do seu contributo para a comunidade em geral e para o tecido empresarial da região em particular.

Contudo, nunca é esquecido que os estudantes têm o papel principal em todo o trabalho já desenvolvido e por desenvolver.

"Todos os objetivos conduzem aos estudantes, aos futuros diplomados, num espaço de trabalho e aprendizagem saudável numa instituição enraizada na comunidade, da comunidade para a comunidade, onde se cultiva o Ser!".

Este trabalhar em prol dos estudantes, antes de qualquer outro objetivo, é assumidamente holístico. Não os queremos como números de estatística, como clientes ou como empregadores do corpo docente; queremo-los como pessoas com nome, com motivação, com conhecimentos sólidos e com um percurso académico significativo, quer ao nível das aprendizagens quer ao nível das relações interpessoais. Em suma, no fim, queremos diplomados felizes e com orgulho em fazer constar no seu CV “Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do Instituto Politécnico de Setúbal”.

Por último, mas jamais de menor em importância, os docentes e não docentes que elevam o padrão, que dão diariamente o seu melhor contributo e que fazem desta Escola o que ela realmente é: a escolha certa.

Orgulhamo-nos das nossas elevadas taxas de empregabilidade, de podermos falar de emprego pleno na maioria dos cursos; de ter uma oferta formativa que cobre algumas das maiores indústrias do mundo [construção civil, petróleo, farmacêutica, inovação tecnológica…]; e de assegurarmos a formação de diplomados extremamente assediados pelo mercado de trabalho.

Mas queremos mais. Somos ambiciosos para este mandato: queremos ainda mais o reconhecimento da comunidade externa. Queremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para fazer chegar o mais longe possível a excelência que nos caracteriza. Devemos isso a toda a ESTBarreiro. A todos sem exceção. "Todos são importantes! Para mim, não há invisíveis. (...) A ESTB precisa de todos! Todos são importantes!".

O discurso completo do Diretor Pedro Neto pode ser consultado aqui.